(19) 3877-2579 [email protected]

Muitas substâncias provocam alterações no organismo, como as drogas. Mas você sabe como amenizar os efeitos das drogas?

Já falamos aqui no Blog, diversas vezes, quais são os malefícios do seu uso e o quanto o uso das drogas podem prejudicar a saúde do usuário. Hoje vamos te ajudar a incentivar o tratamento.

O consumo de drogas é um problema que afeta muito a família. A maioria, porém, não sabe quais são os reais riscos causados por essa substância. Pensando nisso, preparamos esse artigo para que você entenda a importância do tratamento, e conheça as principais formas de aliviar o efeito da droga.

Incentive o tratamento


 1- Converse com a pessoa

A melhor maneira de se importar com uma pessoa, é ouvindo o que ela tem a dizer. Abra espaço para que ela fique confortável em contar seus segredos e medos, e os possíveis gatilhos que está fazendo com que ela use drogas. Em uma simples conversa, é fácil encontrar alguns pontos para incentivar o início de um tratamento com muita tranquilidade.

2- Pratique empatia

Tenha empatia. Um erro comum ao tentar entender alguém é se deixar guiar pelos próprios costumes, em vez de se colocar verdadeiramente no lugar da pessoa e olhar a situação pela ótica dela. Empatia é diferente de simpatia. Simpatia tem a ver com solicitude, boa vontade; já a empatia está ligada ao sentir. Quanto mais você consegue se aproximar dos sentimentos de uma pessoa no mundo dela, maiores são as chances de você ser empático com ela, entender o que ela está sentindo e poder ajuda-la

3- Mostre confiança

Demonstre que você está perto dela para ajudá-la, e não para julgá-la como ser humano. Demonstra que ela pode confiar em você e que você quer fazer o bem. Quando for usar a fala, fale devagar e em tom baixo, de leves toque na pessoa de conforto. Sempre demonstre carinho, dê longos abraços e deixa-a à vontade. Não force com que a pessoa fale sobre alguma coisa que ela não queira ou que ela faça um tratamento que ela ainda não esteja disposta a iniciar.

 4- Ofereça ajuda

Evite xingar ou maltratar, mostre a ela o quanto perigoso é para sua saúde fazer uso dessas substâncias e aconselhe a procurar ajuda. Mostre como funciona o tratamento, fotos de clínicas, e mostre a pessoa a importância dela conversar com um psicólogo e ter o acompanhamento médico. 

5- Acompanhe o desenvolvimento

Quando se inicia o tratamento, é muito importante o acompanhamento familiar. Por isso, acompanhe o desenvolvimento do tratamento e parabenize a pessoa em cada vitória, mesmo que pequena, como um dia sem falar palavrões, um dia sem abstinência, um dia com novos hábitos. Esse é o maior incentivo que um dependente químico pode receber.

Esse são simples passos que você pode seguir para ajudar um dependente químico e incentivar o tratamento.

Doenças causadas pelas drogas

Poucas dessas famílias conseguem compreender a seriedade desse assunto e o quanto isso pode prejudicar a vida da pessoa dependente química. O uso de drogas, além de trazer muita tristeza aos familiares, se não tratado corretamente, favorece a ocorrência de várias doenças, como endocardite, insuficiência renal, doenças respiratórias e infecciosas que podem ser transmitidas por via sexual ou através do compartilhamento de agulhas contaminadas. Algumas delas, podem trazer danos irreversíveis saúde, com:

  • Distúrbios comportamentais.
  • Problemas cardíacos
  • Doenças sexualmente transmissíveis
  • Endocardite infecciosa
  • Enfisema pulmonar
  • Insuficiência renal e hepática
  • Desnutrição
  • Comprometimento cerebral
  • Convulsões
  • Infarto

Como amenizar o efeito das drogas

Não existe uma fórmula mágica para fazer um dependente químico de uma hora para a outra deixar as drogas. Porém, existe algumas técnicas que você pode usar que aliviam a vontade de usar drogas e seus maléficos a saúde, como:

Com base nessas informações importantes, podemos chegar à conclusão que o tratamento de dependência química em uma clínica é especializado é crucial para a saúde de um dependente químico. 

Nós podemos ajudar!

Somos uma clínica de recuperação especializada em remoção de pacientes de forma voluntária e involuntária.


Sobre a Clínica Huxley

A Clínica Huxley, é uma Clínica de Recuperação que trata dependência química, alcoolismo e depressão. Além do reconhecimento pela excelência dos serviços prestados, é um centro médico estruturado para dar um novo sentido a milhares de vidas. Trata-se de uma clínica especializada no tratamento, com base em métodos científicos consagrados internacionalmente.

Contamos com unidades campestres e urbanas nos quais nossos recuperados passam na medida em que avançam em seu tratamento. Veja aqui algumas fotos de nossas instalações.

Você pode entrar em contato pelo telefone (19) 3877-2579 ou nos fazer uma visita: Rua dos Expedicionários, 777, Centro, Artur Nogueira – SP, CEP: 13160-000. Se preferir clique aqui que entramos em contato com você. Se você tem dúvidas sobre internações em clínicas de recuperação, clique aqui para saber mais. Nós podemos te ajudar! Abraços até a próxima. 


Nós ligamos pra você!