A primeira coisa que passa na cabeça dos pais é uma ação enérgica e imediata. Um filho, um amigo, alguém que você conheça de perto, quando se envolve com drogas, é algo muito triste e implica em reações diversas: tristeza, raiva, impotência, desilusão, etc. Não é por menos! Drogas são um dos maiores males da nossa sociedade e a forma com que lidamos com elas, exigem seriedade e não milagres.
As causas para alguém se viciar em drogas são múltiplas. Podem ser desde relações inadequadas, traumas pessoais, ansiedade, depressão, etc. Destas causas, os motivos que levam uma pessoa a entrar no mundo das drogas, geralmente estão ligados às sensações imediatas de prazer, como compensação de alguma outra faculdade pela qual a pessoa carece.
Como ajudar uma pessoa para se livrar das drogas
Ajudar um dependente químico, ou mesmo alguém que está apenas se iniciando nesse universo requer cuidados. Nem tudo o que sabemos sobre drogas são verdades, já que mitos e folclores são o que mais se costuma difundir. Antes de tudo, para evitar complicar a ajuda, vale muito pesquisar sobre como funciona o vício, compreender que a própria dependência é algo complexo e não simples.
Buscar a ajuda de profissionais terapêuticos e clínicas especializadas são tão importantes quanto se apegar a informações que dizem resolver o problema em um momento.
Seguem algumas dicas que podem ajudar uma pessoa a se livrar das drogas de forma a amenizar uma internação compulsória.
1. Reconhecimento
Primeira coisa, antes de tudo: a pessoa que está se envolvendo ou já está viciada, precisa reconhecer que o caminho das drogas a está levando (ou pode levar) para a dependência química, e quanto antes ela resolver aceitar um tratamento e ajuda, melhor.
2. Ficar longe dos meios
Não adianta querer parar com o uso se o meio pelo qual ela circula, ou as relações sociais, estão direta ou indiretamente implicadas com o próprio consumo.
3. Reveja as relações
Estar sozinho, neste momento, pode tornar o uso ou o vício, algo como um apoio moral, portanto, evitar estar sem a companhia de pessoas. Demonstre para a pessoa que determinadas relações e círculos podem persuadi-la a buscar o conforto das drogas.
4. Batalha mental
Um vício, qualquer que seja, exige disciplina, esforço e dedicação contínua. Seja nos casos de abstinência, seja na companhia de pessoas usuárias, seja nos ambientes propícios ao consumo, ou mesmo em estados de depressão e solidão, é importante ter sempre a ajuda necessária.
5. Mudança de estilo
Alterar o estilo de vida, ou seja, a rotina que virou hábito deve ser radicalmente transformada. Refaça todos os elos que o faziam recordar ou ligar às formas de se encontrar com as drogas.
Feito isto, alguma coisa tende a mudar no inconsciente da pessoa. Saber que o conhecimento é uma arma fundamental contra o uso das drogas. Independente se tiver o acompanhamento de um profissional da saúde e da psicologia, saber que poderá contar com a ajuda de alguém é algo muito importante para a pessoa.
[maxbutton id=”1″ url=”https://problemascomdrogas.com.br/ebook-meu-filho-usa-drogas-e-agora/” ]
Mto esclarecedor o conteúdo desta.página. ..
Olá Aparecida,
Que bom que gostou! Se desejar temos vários livros gratuitos para download nesse link: https://problemascomdrogas.com.br/category/e-book/
Já tentei tudo em vão ele não aceita diálogo regras contato social amigos internação terapia tudo que se faz e se isolar para consumir a droga Dr já lhe pedi ajuda antes até pelo drive já não tenho mais o que fazer
Meu Deus, meu marido sabe de tudo isso, não pode pegar em dinheiro, inventa algo para fazer sai para as ruas e vai direto para esses ambientes. A semana passada levou traficante para casa, eu estava no trabalho, quando cheguei que vi, briguei, ele me bateu, quebrou tudo em casa. Preciso interná-lo, mas no momento não tenho condições de pagar, preciso de ajuda urgente, tenho medo até de dormir profundamente, ontem ele passou a noite, perambulando dentro de casa, não dormi.
Me ajude, Sr. Castanheira, por Deus me ajude.
Olá Ana,
Nossa que situação difícil! Procure ajuda de parentes próximos, e ajuda profissional aí próximo de você antes que aconteça o pior. Nós da Clinica Huxley sempre que podemos oferecer auxílio, porém a internação tem um alto custo para nós também, pois envolve médicos, terapeutas, entre outros profissionais. Sempre estamos disponibilizando materiais gratuitos (livros e matérias). Esperamos com isso poder ajudar um pouquinho.
Um abraço.
oa tarde,
Obrigada.
Meu nome é Ana Luísa da Silva, meu esposo é Andrerlany dos Santos Silva, moramos no município de Cajamar/SP, na Av. Tenente Marques, 2300A, Apto 33. Bairro Polvilho, Cajamar.
Eu trabalho em São Paulo, ele perdeu o emprego por causa do álcool e das drogas, foi mandado embora por justa causa, estou totalmente em desespero, não sei mais o que fazer, minha esperança é interná-lo. Mês passado ele pegou meu cartão onde recebo salário, gastou todo meu salário, não tive nem como pagar o aluguel, só paguei dia 20 com o adiantamento e assim outras dividas ficaram pendentes. Nos ajudem por favor. Acho que ele tem um distúrbio mental, uma hora fala uma coisa de repente muda de opinião. Ele quer se tratar, mas só tomando medicação não resolve, o psiquiatra do Capsi de Polvilho passou duas medicações, mas o posto de polvilho só fornece uma, não tive dinheiro para comprar a outra. Ele toma a medicação, mesmo assim sai para beber e usar cocaína. Tenho medo até de dormir, ele fica zanzando pela casa a noite inteira, procurando não sei o que, e falando não sei com quem. Ajudem-nos, ajudem-nos, por Deus.
Ele já está em tratamento no Capsi, toma medicação, mas não tem forças para se manter em casa, tem medo da abstinência.
Boa tarde
Gostaria de saber o valor da mensalidade para um interno, estou precisando muito internar meu filho.
Moro no estado do ceará.
Olá Raimunda,
Que bom que você resolveu procurar ajuda, esse é o única caminho para conseguir livrar o seu filho desse problema. Temos algumas opções de internação, por isso o melhor seria saber exatamente qual é o seu caso. Pedimos por gentileza que você preencha as informações no formulário abaixo que entraremos em contato:
https://materiais.problemascomdrogas.com.br/nos-ligamos-para-voce
Se desejar temos um livro digital gratuito sobre esse tema, para baixa-lo basta acessar esse link: https://materiais.problemascomdrogas.com.br/ebook-meu-filho-usa-drogas-e-agora
Esquizofrenia mais utilização de maconha e cocaina maconha diária e coca não regular
Como tratar droga mais isquisofrenia
Estou lendo e baixando todos os e-books que vcs estão enviando. Está esclarecendo as minhas dúvidas .
Muito obrigada!
Muito obrigada por compartilhar os artigos, e por nos proporcionar obter conhecimentos.
Preciso de ajuda com meu sobrinho
Olá Marisa, não é fácil enfrentar isso sozinha,nós podemos ajudar! Entre em contato com a gente pelo telefone (19) 3877-2579.
Muito bom e aceitáveis as explicações.
Olá Samuel,
Ficamos felizes que tenha gostado do conteúdo.
Adorei a postagens. O meu marido reconhece que esta precisando de ajuda. Converso bastante com ele, dou conselho todos os dias
Na hora ele concorda de ir para a clínica
Aonde a gente mora não tem como ele tentar pelo menos se livrar dessa praga. Moramos do lado de uma biqueira
Todas as vezes quê ele sai só entra em casa depois das 02 h da manha dependendo do dia. Não sei mais o que fazer. Quero ate sair deste lugar. Não estou sabendo lidar com essa situação
Luciana, o melhor caminho seria tirar ele das ruas e fazer o tratamento dentro de uma clínica séria. Caso desejar chame nos no whatsapp