Antes de falarmos sobre os sintomas que acontecem quando os efeitos das drogas passam é necessário entender o que é, e como funciona em seu organismo!
O uso de drogas traz diversos malefícios para a saúde. Segundo a definição da Organização Mundial da Saúde (OMS, 2006), drogas são qualquer substância não produzida pelo organismo que tem a propriedade de atuar sobre um ou mais de seus sistemas, produzindo alterações em seu funcionamento.
As drogas são consumidas há séculos. Inicialmente, eram retiradas da natureza – as folhas secas eram o principal recurso no tratamento de doenças, como medicação.
Atualmente, muitas dessas drogas são sintetizadas em laboratórios, e muitas são usadas de forma ilegal para fins recreativos.
Essas substâncias sintéticas são produzidas em laboratórios clandestinos, muitas vezes sem nenhum tipo de controle, e suas fórmulas se tornam cada vez mais potentes e perigosas.
O poder destrutivo e viciante de uma droga desse nível é alto, assim como o risco de provocar dependência química e até a morte. Não há nenhuma forma segura de consumo e os resultados podem ser fatais, até mesmo com o consumo de uma única dose.
Muitas vezes precisamos entender o que há por trás de uma pessoa mesmo sabendo de todos os malefícios, o por que fazer o uso dessas substâncias.
Traumas, dores, mágoas estão escondidas atrás de um usuário que precisa de ajuda. Nessa matéria, separamos algumas informações sobre o que acontece com a droga no corpo de uma pessoa e o que fazer quando o efeito acaba. Continue a leitura.
Efeito das drogas no corpo
Cada substância tem uma particularidade de efeitos dentro do organismo humano. Dentro destes grupos, podemos separar:
► Efeito de Drogas Depressoras: As drogas depressoras, como heroína, diminuem a atividade do Sistema Nervoso Central (SNC), fazendo com que passe a funcionar mais lentamente e causam efeitos no organismo como:
- Aumento de sono;
- Diminuição dos reflexos;
- Perda dos sentidos;
- Incapacidade de raciocínio e de concentração;
- Sensação exagerada de calma e tranquilidade;
- Resistência à dor;
- Dificuldade em fazer movimentos delicados
- Incapacidade para dirigir
- Diminuição da capacidade de aprendizagem na escola e no trabalho.
► Efeitos de Drogas Perturbadoras: As drogas perturbadoras, também conhecidas como maconha, o êxtase e o LSD, têm alguns efeitos como:
- Alucinações, principalmente visuais como alteração das cores, formas e contornos dos objetos;
- Sensação alterada do tempo e do espaço, sendo que minutos parecem horas ou metros parecem quilômetros;
- Sensação de enorme prazer e de medo intenso;
- Noção exagerada de grandiosidade;
- Delírios.
► Efeitos das Drogas Estimulantes: As drogas estimulantes, como cocaína e crack, provocam efeitos como:
- Energia em excesso;
- Excitação;
- Diminuição de sono e perda de apetite;
- Intensa euforia e sensação de poder;
- Fala acelerada;
- Descontrole emocional.
5 passo para parar de usar drogas
O que acontece quando os efeitos das drogas passam?
Quando a droga é consumida em grande quantidade, ela pode causar overdose, e alterar gravemente o funcionamento de órgãos como pulmões e coração, podendo provocar a morte rapidamente.
Quando o efeito das drogas passa, é a pior hora. O usuário pode sentir crises fortes de pânico, abstinência, mal-estar, e muitas vezes ter delírio. Algumas fortes sensações físicas também podem acontecer como sangramento, boca seca, tontura, enjoo, fraqueza, desmaios e até convulsões.
Com o usuário mais consciente, logo ele pode entrar em uma crise de tristeza profunda, que nós chamamos de depressão pós droga.
É comum que o uso de drogas comece devido a algum trauma ou problema muito marcante na vida da pessoa, e após o efeito da droga ter passado, esses traumas podem voltar com muito mais força.
Em casos como esse, o sentimento de depressão retornará após o consumo das drogas, pois o problema não deixou de existir.
A longo prazo, esses efeitos vão se tornando cada vez pior e com riscos ainda mais fatal. O consumo vai se intensificando e se tornando rotineiro, o corpo da pessoa passa a tolerar cada vez mais essas substâncias, aumentando os efeitos pós drogas como as síndromes de abstinência, que podem ser muito fortes e fazer com que a pessoa entre em overdose levando a morte.
Como ajudar alguém que usou drogas?
Existem alternativas para auxiliar dependentes químicos no combate à depressão ocasionada após o uso de entorpecentes. É muito importante também procurar ajuda de clínicas médicas. Algumas sugestões para ajudar na prática, são:
- Conversar calmamente com a pessoa;
- Não reprimir, e ouvi-la.
- Ressaltar que vai ajudar ela e estender a mão;
- Aconselhá-la a procurar ajuda;
- Ajudá-la a tomar um banho gelado e ingerir muita água;
- Em casos mais graves, procure imediatamente um médico.
Além disso, é muito importante procurar ajuda profissional que vão auxiliar na reintegração social e no desenvolvimento do autoconhecimento do dependente químico, e nos efeitos físicos do corpo sem o uso das drogas. Esses pontos são relevantes para identificar emoções e estímulos, e para direcionar o tratamento mais adequado, com o mínimo de efeitos colaterais.
Conheça aqui nossos tratamentos e como podemos te ajudar. Quer saber mais sobre os perigos das drogas. Clique aqui e baixe nosso Ebook “Como sair do mundo das drogas”. Até a próxima!