(19) 3877-2579 [email protected]

Depressão e as DROGAS – existe alguma relação entre essas doenças?

Preparamos uma matéria para você entender qual a relação entre a dependência química e a depressão.

Sabe-se que as duas são doenças sérias e que precisam de tratamento, mas a dúvida principal é: Dependência química causa a Depressão? ou a Depressão leva a dependência química?  

Entenda:

Para começar, vamos entender o que é a Depressão?

Depressão é um transtorno de humor, é uma doença que afeta negativamente a maneira que as pessoas, pensam, agem e vivem, mas felizmente é uma doença tratável. 

As causas da depressão podem ser externas tais como luto, stress, desilusão amorosa mas também podem ser problemas fisiológicos tais como: problemas hormonais, ou ainda problemas bioquímicos que são quando neurotransmissores deixam de se comunicar gerando um colapso dos sentimentos.

Os sintomas da depressão são muitos, abaixo listamos alguns:

  • Humor depressivo;
  • Sensação de tristeza;
  • Autodesvalorização;
  • Sentimento de culpa;
  • Mal estar;
  • Cansaço;
  • Dores no peito;
  • Taquicardia;
  • Sudorese;
  • Entre outras.

De uma forma geral as pessoas se sentem desencorajadas a falar sobre o assunto, algumas vezes pela própria família é tratado como “frescura”.

O tema depressão, ansiedade, pânico são contemporâneos, mas ainda existem grandes tabus em torno deles.

De uma forma geral as pessoas se sentem desencorajadas a falar sobre o assunto, algumas vezes pela própria família é tratado como “frescura”.

A depressão não tem face!

Não é porque uma pessoa está triste que ela está com depressão, também não é pelo fato de alguém estar sempre sorrindo que no fundo não sofra com uma ansiedade, enfim não procure a depressão pelo rosto das pessoas, ela é uma doença silenciosa, e que vai consumindo aos poucos, em casos mais graves, infelizmente levando ao suicídio.

É importante entender que a depressão é uma doença que atinge crianças,  adultos e idosos, por isso é preciso ser diagnosticada o quanto antes para ser tratada!

teste depressao

Quiz – Será que tenho depressão?


Mas vocês nos perguntam, Depressão causa a dependência química? ou a Dependência química causa a Depressão?   

Resposta:

As duas formas estão corretas! 

Como vimos anteriormente a depressão pode ser gerada por problemas bioquímicos e problemas hormonais, ou seja, algumas drogas tem o poder de bagunçar e danificar o corpo e a mente do dependente. 

Outro fator que pode ocorrer é que o depressivo acaba escondendo seus sentimentos e fingindo que “está tudo bem”, simulando felicidade. 

Mas esse acúmulo de sentimentos que ficam guardados no peito deixa a pessoa vulnerável podendo evoluir facilmente para um uso de remédios sem prescrição e posteriormente ao uso das drogas.

Estudos têm apontado que pessoas que sofrem de depressão têm uma predisposição maior para o uso de drogas e álcool, e isso muitas vezes ocorre porque algumas pessoas tendem a achar que o álcool e as drogas podem ser um refúgio, ou momento de escape para os sintomas da depressão

Entretanto essa á uma avaliação errada, pois o uso dessas substâncias químicas piora o estado depressivo do indivíduo.

O álcool quando consumido em grandes quantidades age como um depressor do humor. As drogas muitas vezes tem um efeito estimulante e diferente do álcool causam euforia, mas isso é uma ilusão, pois trata de um efeito passageiro e no dia seguinte a situação pode ser pior do que antes do uso. 

Além de agravar a doença o uso de drogas e álcool pode inibir e retardar o tratamento depressivo, expondo ainda mais a pessoa e colocando ela em situação de risco.

Em resumo, dependentes possuem predisposição a desenvolver depressão e pacientes que já possuem a depressão, podem procurar uma fuga nas DROGAS tornando-se um dependente químico!




Você sabe como ajudar alguém com depressão?




Nós ligamos pra você!