O vício começa desde primeiro uso??
O vício em drogas é destruidor para o usuário, e para a família. Há quem discorde – principalmente usuários, contudo as drogas são viciantes desde o primeiro uso. Muitas pessoas se iludem com a ideia que podem parar de usar drogas a hora que quiser.
Dificilmente isso será eficaz para um dependente químico. É preciso entender que a dependência química é considerada uma doença física, mental e espiritual que pode atingir pessoas de todas as classes sociais e requer medicamentos específicos além de terapias e outros métodos de tratamento para combater o vício.
Algumas pessoas e grupos sociais têm ainda mais propensão a se tornar um dependente químico. Isso porque alguns fatores de risco podem influenciar o vício, como pessoas depressivas, com transtornos psicológicos, influencia dentro de casa e comorbidade.
Para entender melhor sobre essa substância, o poder do vício e quais são seus efeitos, preparamos essa matéria.
Boa leitura!
As drogas viciam no primeiro uso?
O vício nas drogas é uma doença crônica e recorrente que se caracteriza pela procura e o consumo compulsivo dessas substâncias, apesar do conhecimento de suas consequências nocivas. Quando uma droga é ingerida, ela afeta o sistema nervoso do corpo que produz naturalmente uma substância chamada de endorfina, que tem o adequado apelido de “hormônio do prazer”.
Por provocar sensações “boas” em um primeiro momento, o usuário pode repetir seu uso e se tornar dependente dessa droga que traz sérias consequências para a saúde em curto e longo prazos.
São diversos motivos que fazem com que uma pessoa deseje experimentar e fazer o uso de uma droga. As pessoas tornam-se viciadas por uma variedade de motivos que vão desde distúrbios psiquiátricos até razões econômicas e emocionais.
Aprenda identificar se seu ente querido sofre de alcoolismo
Ranking: As três drogas que mais viciam e seus efeitos
1º Álcool e Tabaco
Como já falamos aqui no Blog, as drogas mais viciantes do mundo são duas drogas lícitas.
Seu vício é resultado de seus efeitos. A ingestão de álcool produz diversos efeitos, que se manifestam como um estimulante e como posteriormente como um depressor. Inicialmente, após a ingestão de álcool, podem aparecer os efeitos estimulantes como euforia, desinibição e loquacidade.
Em seguida começa a aparecer os efeitos depressores, como falta de coordenação motora, embriaguez e sono. Em relação ao tabaco, a nicotina interage com os receptores neurais, que liberam substâncias como a dopamina, acetilcolina, serotonina e betaendorfina, conferindo uma sensação imediata de prazer e alívio.
Como é a droga mais usada no planeta, logo, é droga que também mais mata. São mais de 7 milhões de mortes por tabagismo por ano. Já o álcool mata, todos os anos, 3,3 milhões de pessoas em todo o mundo, número que representa 5,9% das mortes.
2° Heroína
Segundo especialistas a heroína é a droga mais viciante. A heroína é um opiáceo que faz o nível de dopamina do sistema de recompensa do cérebro aumentar até 200%. Além de ser provavelmente a droga mais viciante, a heroína também é perigosa porque apenas um dose pode causar a morte.
Estima-se que 13,5 milhões de pessoas em todo o mundo usam ópio e substâncias semelhantes, incluindo 9,2 milhões que usam heroína. De cada cinco mortes relacionadas a drogas na Europa, quatro estiveram envolvidas com os opióides, sobretudo a heroína.
3° Cocaína
A cocaína é uma droga que causa dependência psicológica maior do que físicas. Essa droga tem altas chances de vícios intensos. Segundo dados levantados pelo OMS ao menos 1.685 pessoas morreram no Estado de São Paulo em 2013 após terem consumido cocaína – média de cinco mortes por dia.
Outras drogas também contêm efeito perigosamente viciantes, são elas:
Conheça aqui as drogas mais consumidas no Brasil.
Como se livrar do vício?
O tratamento para o vício, deve ser feito por profissionais especializados. É uma decisão difícil de ser tomada, por isso é bom conhecer os processos do tratamento, os desafios e as dificuldades que ele enfrentará. Muitas vezes, as pessoas ficam na dúvida de qual momento mais indicado para procurar ajuda.
Na maioria dos casos é possível ter a recuperação e se livrar dos vícios, especialmente quando há ajuda da família e pessoas queridas, porém alguns casos, pode haver sequelas irreversíveis para os usuários.
A Clínica Huxley pode te ajudar a entender o seu quadro e assim indicar o melhor tratamento a ser seguido. A ajuda profissional é essencial para auxiliar a reencontrar fontes de prazer que não dependam de substâncias e, dessa forma, ajudar essa pessoa a superar ou evitar o vício da dependência química.
Gostou do post? Continue acompanhando as matérias de nosso Blog. Entre em contato conosco, podemos te ajudar.