(19) 3877-2579 [email protected]

Um assunto pouco falado é sobre os vícios perigosos em droga lícitas, tais como Álcool e Tabaco são drogas?

Mais o que poucas pessoas sabem, é que o álcool e tabaco são drogas altamente viciantes. Mas sua produção, venda e consumo são legais na maior parte do mundo. Por isso mesmo, também são as drogas mais usadas no mundo.

O consumo moderado de álcool e cigarro é totalmente aceito hoje em sociedade. O grande problema é que entre ser um consumidor moderado e um alcoolista existe um caminho curto e imperceptível. Assim como o tabaco. Quando a pessoa se dá conta, já está com a vida devastada pelo vício.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), o tabagismo é a droga lícita que mais mata no planeta. São mais de 7 milhões de mortes por tabagismo por ano. Já o álcool mata, todos os anos, 3,3 milhões de pessoas em todo o mundo, número que representa 5,9% das mortes. 

Os dados, da Organização Mundial da Saúde (OMS), também mostram que o consumo da bebida chegou a 8,9 litros por pessoa no Brasil em 2016, superando a média internacional, que era de 6,4 litros.

Nesse contexto, todos são afetados pelo vício e as consequências do uso sem moderação: o dependente, a família e a sociedade. Caso necessário o tratamento, é preciso esforço mútuo, acompanhamento de profissionais capacitados, apoio da família. Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo esta matéria!

______________________________________________________________________________

Quais as principais drogas mais consumidas no Brasil?

______________________________________________________________________________




O Tabaco e o Álcool são drogas lícitas?

Sim, o cigarro e as bebidas alcoólicas são drogas lícitas. As drogas lícitas são substâncias produzidas, comercializadas e consumidas sem problema algum. Apesar de trazerem prejuízos aos órgãos do corpo são liberadas por lei e aceitas pela sociedade. As pessoas fazem o uso dessas substâncias sem medir os seus benefícios, principalmente quando se torna vício.

É considerada droga lícita as substâncias que contenha álcool, nicotina, cafeína, medicamentos sem prescrição médica, entre outros.


Malefícios Álcool

O álcool ingerido em excesso, pode causar falta de coordenação motora, descontrole, sono e pode levar até mesmo ao coma, pois ele é uma droga depressora da parte central do sistema nervoso.

Além disso, quando se consome bebida alcoólica, primeiro ele passa pelo esôfago, depois pelo estômago até chegar ao fígado. Uma parte desse líquido é absorvida pela membrana mucosa e a maior parte pelas paredes do intestino delgado que transfere diretamente para corrente sanguínea. Além, disso, quando o álcool chega ao fígado ela se transforma em etanol que é muito mais tóxico que o próprio álcool. O álcool passa facilmente pela corrente sanguínea pelo corpo todo e para determinar essa quantidade é que se realiza o teste do bafômetro.

Outro resultado do consumo do álcool é a desidratação, porque ele desativa o hormônio antidiurético no cérebro, que é o responsável pela reabsorção da água filtrada pelo rim.

Como saber que estou passando do ponto de “beber moderadamente”?

A Organização Mundial da Saúde alerta sobre o que é o razoável.

O consumo não pode superar o equivalente a três copos de chopp ou apenas uma dose de uísque por dia. Para quem costuma beber diariamente mais de duas latas de cerveja ou duas doses de destilado, como uísque ou pinga, aqui vai um alerta: o nível de álcool presente nessas quantidades de bebida está acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), podendo causar danos ao organismo. De acordo com os especialistas, as pessoas saudáveis podem consumir, no máximo, 30 gramas de álcool por dia. “

Malefícios do Tabaco

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. A fumaça do cigarro contém monóxido de carbono, amônia, nitrosaminas, alcatrão e nicotina, substâncias tóxicas ao organismo. Quando a pessoa fuma, ela está absorvendo quase 5 mil substâncias prejudiciais ao organismo.

Se você está procurando ajuda de como para de fumar, clique aqui.

Como evitar o vício

Milhares de pessoas no mundo todo são usuários diário destas duas droga lícitas. A palavra vício tem origem do latim “vitium” e significa “falha ou defeito“. Para o dicionário Aurélio, a definição de vício é: Tornar mau, pior, corrompido ou estragado; alterar para enganar; corromper-se, perverter-se, depravar-se. Já para a Organização Mundial da Saúde (OMS), é uma doença física e psicoemocional.

São diversas atitudes que você pode tomar para evitar que o vício atrapalhe a sua vida. Contudo, se não conseguir interromper o uso abusivo de tais substâncias, procure a ajuda de um profissional.

Na Clínica Huxley, você consegue fazer o tratamento de alcoolismo em casa. Esse tratamento é uma inovação destinada às pessoas que sofrem com alcoolismo, mas possuem trabalho e/ou uma rotina que não é possível parar totalmente para receber o tratamento.

Esperamos que esse conteúdo tenha ajudado a esclarecer algumas dúvidas. Deixe seu comentário. Siga-nos em nossas redes sociais para conteúdo como esse. Abraços!

Precisa de ajuda para tratamento médico profissional?

Nós ligamos pra você!