Com certeza você já ouviu em algum lugar que usar drogas é uma ação perigosa que coloca em risco a saúde, não é mesmo? Aqui mesmo no Blog, posteriormente já falamos diversas vezes.
As drogas podem ser definidas como substâncias que alteram algumas funções normais do nosso corpo. Contudo algumas pessoas afirmaram que somente produtos proibidos, como maconha, cocaína e crack, são drogas, e isso não é a verdade. As bebidas alcoólicas e também os cigarros, mesmo legalizados, são um tipo de droga. Até mesmo os medicamentos podem receber essa denominação.
Cada droga afeta diferentemente o corpo, algumas podem ajudar, como no caso dos medicamentos, entretanto, outras podem fazer com que novos problemas surjam, principalmente a dependência química. O grande problema quando se ocorre a dependência em drogas é a dificuldade em reconhecer e procurar ajuda para se livrar desse mal e também a grande dúvida: é a hora de procurar ajuda? E onde procurar ajuda?
Preparamos esse conteúdo, para que você possa conhecer mais sobre o tratamento de dependência e vício, e qual a importância de iniciar o tratamento imediatamente.
Boa leitura!
Como funciona o tratamento de Dependência?
O tratamento adequado para dependência de álcool e drogas é baseado em algumas etapas, entre ela a fase de avaliação e desintoxicação. Na primeira etapa, também são feitos alguns exames que é muito importante, assim como a ajuda de profissionais para avaliar a saúde e a situação que se encontra o usuário. Com os resultados dos exames, é possível que os profissionais indiquem qual o tratamento adequado. Nessa fase, será traçado um plano de tratamento específico para o paciente, até a recuperação do mesmo. O método pode variar de acordo com a Clínica de Reabilitação.
Segundo pesquisas, 28 milhões de pessoas têm algum parente dependente químico e cerca de 3,3 milhões de pessoas são dependentes de alguma droga ilícita. O número aumenta para 17 bilhões de pessoas quando falamos de drogas lícitas. Entenda por que é tão difícil o tratamento de dependência química.
Um levantamento feito pelo LENAD, indica que o tempo médio das famílias buscarem ajuda após o conhecimento do consumo de álcool e/ou drogas foi de 3 anos, sendo 2 anos para usuários de cocaína e/ou crack e 3 anos entre os dependentes de álcool. Bastante tempo, não é? E o grande motivo da demora foi, segundo a maioria das famílias, a recusa do paciente em fazer qualquer tipo de tratamento e a falta de informação. Essa demora para iniciar o tratamento, em alguns casos, pode ser fatal.
Mas afinal, é a hora de Procurar Ajuda?
A hora correta para se procurar tratamento é já nos primeiros sinais de vício, o quanto antes possível. Quanto mais demorado for o início do tratamento correto, mais crônica e difícil de tratar a doença. Ou seja, quanto mais cedo se inicia o tratamento, maiores os índices de recuperação e melhora do quadro.
De acordo com pesquisas, cerca de 40% a 80% dos casos internados têm a recuperação completa. Esse número aumenta ainda mais quando o tratamento é iniciado já de imediato, nos primeiros sintomas de dependência. Quando o tratamento é iniciado logo no começo, seus índices de sucesso aumentam em 80%. Portanto, se você já está percebendo que algum familiar está com problemas de álcool e drogas, SIM É A HORA DE PROCURAR AJUDA!
Acima de tudo, procurar ajuda é essencial. É preciso entender que a dependência é uma doença e deve ser usados medicamentos específicos, além de terapias e outros métodos para combater isso. Reduzir as doses não é o procedimento mais fácil e nem o mais adequado. O ideal é cortar, de vez, o uso das substâncias, no entanto, conseguir isso sozinho não é uma tarefa simples.
Sem dúvidas, o tratamento em uma Clínica de Recuperação é o melhor caminho, claro, sempre o amparo familiar e o diálogo. Lembre-se que você sempre deve servir como uma referência e um porto seguro.
Infelizmente, a dependência química não tem cura. No entanto, existem diversos tratamentos eficaz que são suficientes para o usuário retomar uma rotina normal, trazendo de volta a felicidade de toda a ele e toda família. Você pode ajudar a pessoa a manter-se estável ao longo da vida e, caso ela passe por recaídas, demonstra novamente seu apoio e ajude-a a encontrar soluções.Gostou do texto? Não deixe de entrar em contato conosco caso precise de ajuda. Confira aqui nossos últimos eBooks. Até a próxima!