A Sexualidade e as drogas.
Quem nunca ouviu falar esse ditado popular: Sexo, drogas e rock’n roll. Não é difícil encontrar pessoas que acreditam que o uso de drogas e/ou álcool favorecem ou até mesmo intensificam o ato sexual. O tema sexualidade e drogas pode ainda parecer tabu para muitas pessoas.
A associação entre sexo e drogas, é uma prática já utilizada a muito tempo, com a fama de ser uma busca ao afrodisíaco, algo que melhore e identifique o desejo sexual.
Contudo, essa análise é totalmente errônea e distorcida. Embora quando em um primeiro momento a pessoa faz uso dessas substâncias, vindo a ter alguns efeitos de relaxamento e desinibição, o excesso de álcool pode ser totalmente prejudicial para a saúde no indivíduo e na hora do sexo.
Com base na live realizada com o Dr. Fábio Pinheiro, médico Psiquiatra da Clínica Huxley e o Psiterapeuta Alexandre Castanheira, entenda quais são os problemas que uma pessoa pode ter na combinação de sexualidade e drogas. Ótima leitura!
Efeitos reais de drogas e álcool na vida sexual
Um dos perigos entre a combinação do estado de falsa sensação de imunidade aos reais perigos, é a falta de uso de preservativo nas relações sexuais. Pessoas alteradas pelo uso de drogas ou álcool, em diversos momentos perdem a noção de perigo ou até mesmo esquecem de fazer uso de proteção na hora do sexo. Grande parte dessas pessoas, nem se quer lembram disso após o ato.
Outro ponto importante, é que o uso de álcool e drogas para os fins sexuais, podem ser bem controversos. Em alguns casos, com uso muito elevados de tais substâncias, principalmente de álcool, o usuário pode ter perda na ereção.
Da mesma forma, outro problema também comum é a falta de libido. Alguns homens podem nem ejacular, enquanto as mulheres nem mesmo sentir prazer.
Um efeito comum notado também, é a falta de lubrificação. O álcool atrapalha a lubrificação natural feminina, fazendo com que assim cause dores e alguns desconfortos na hora da relação.
Enfim, as drogas e álcool podem acabar sendo incômodo ao invés de aflorar os sentidos na hora de uma relação sexual.
Aprenda identificar se seu ente querido sofre de alcoolismo
Impacto do álcool na vida sexual feminina
Que o álcool aumenta inicialmente em ambos sexos a autoconfiança e a autoestima, e traz a falsa sensação de melhora no desempenho sexual já sabemos, porém ainda existe alguns cuidados extras a serem tomados. Principalmente, as mulheres.
O uso abusivo de álcool pode aumentar significativamente, comportamentos violentos, gerando maior vulnerabilidade a brigas ou relação sexual não consentida em determinadas pessoas.
O álcool também leva a diminuição percepção de riscos e dificuldade na tomada de decisões, assim como o uso de drogas, aumentando os riscos de uma relação sexual desprotegida, causando assim o risco de gravidez indesejada e doenças sexualmente transmissíveis.
Além disso, o álcool pode trazer diversos malefícios em mulher. Alguns potenciais são:
Danos no Fígado- As mulheres que ingerem álcool, têm mais propensão a desenvolver doenças no fígado.
Câncer de mama- As mulheres que ingerem maior quantidade de álcool, tem maiores chances de desenvolver câncer de mama.
Doenças cardíaca- Mulher são mais sucessíveis em ter doenças cardíacas, em comparação com homens.
Precisa de ajuda para tratamento médico profissional?
Complicações no consumo de álcool
O álcool é um depressor do sistema nervoso, e isso faz com que muitas pessoas que fazem o uso contínuo de álcool, ou consomem álcool em grande quantidade tenham complicações.
Quando uma pessoa faz o uso de bebida alcoólica, no primeiro estágio que o álcool está no organismo, o indivíduo pode ficar mais alegre e desinibido. Com o uso prolongado do álcool, ou caso o indivíduo aumente o consumo do álcool no mesmo dia, ele vai deprimir também as zonas no cérebro responsável pela performance sexual. Ou seja, com o consumo de álcool exagerado, a relação pode não acontecer por falta de libido, ausência de ereção ou até mesmo a perda total de sentidos e embriaguez.
Quer saber mais sobre sexualidade e o uso de drogas? Assista nossa live gravada, disponível em nosso canal no youtube.