(19) 3877-2579 [email protected]

O álcool é uma considerado uma droga socialmente aceita, vendida e consumida com facilidade nos mais variados ambientes e torna-se um inimigo poderoso quando consumido de maneira abusiva. Segundo a pesquisa realizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS),  os brasileiros consomem cerca de 18,5 litros de álcool puro por ano, sendo, portanto, o quarto país que mais consome álcool das Américas. As pesquisas também apontam que 58% da população adulta abstiveram-se do consumo de bebidas alcoólicas nos últimos 12 meses. Esse dado é preocupante, já que revela que aquela pessoa que abusa de bebidas alcoólicas uma vez ou outra pode correr os mesmos riscos de vida do que uma pessoa dependente.

As bebidas alcoólicas de um forma geral prejudicam o corpo de diversas maneiras, principalmente quando há excesso. O álcool percorre todo nosso corpo através do sangue e permanece ali por um bom tempo, afetando consideravelmente nosso organismo. Confira abaixo, algumas dicas de como tirar o álcool do corpo.

Quanto tempo demora para eliminar o álcool do corpo?

Quando se consome bebida alcoólica, primeiro ele passa pelo esôfago, depois pelo estômago até chegar ao fígado. Uma parte desse líquido é absorvida pela membrana mucosa e a maior parte pelas paredes do intestino delgado que transfere diretamente para corrente sanguínea. O álcool passa facilmente pela corrente sanguínea pelo corpo todo e para determinar essa quantidade é que se realiza o teste do bafômetro.

O órgão responsável pela metabolização do álcool é o fígado. A substância é decomposta em gás carbônico e água para ser eliminada no suor e na urina. Já o fígado precisa de uma hora, aproximadamente, para metabolizar um copo de vinho (que equivale a uma latinha de cerveja ou a uma dose de 50 ml de destilado).

Um exemplo é, quem bebeu cinco latas de cerveja vai ficar pelo menos cinco horas com álcool circulando no sangue.

E, se for dirigir, deverá esperar as mesmas cinco horas para sentar ao volante, dirigir com mais segurança e evitar acidentes que podem ser graves e resultar em ferimentos e até na morte de muita gente.

Cerca de 10% do álcool ingerido é excretado pelos rins enquanto apenas 1% é eliminado pela evaporação, ou seja, pela respiração, o suor e as lágrimas. O resto se elimina graças ao metabolismo do fígado. Um fígado que funciona adequadamente é capaz de metabolizar cerca de 10 ml de álcool por hora.

Como ajudar uma pessoa alcoolizada?

Pessoas alcoolizadas costumam a ter comportamentos muitas vezes inconveniente como aumentar o tom de voz, ter atitudes anormais. Para cortar o efeito mais rápido você deve levar a pessoa a tomar um banho gelado, ingerir alguma bebida doce com refrigerante ou água com açúcar e se possível fazer com que ela se deite e descanse. Deve-se ter atenção quando um pessoa alcoolizada está dormindo e coloca-la virada de lateral, caso ela vomite, não correr o risco de afogar.

É muito  importante  hidratar muito quando se bebe demais. Ingerir muito líquido  ajuda a eliminar pela urina as toxinas que restam no corpo.

Você está sofrendo de alcoolismo em sua família? Nós podemos te ajudar! O uso a excessivo de álcool além de trazer muitos prejuízos a saúde pode se tornar uma dependência e destruir uma família. Entre em contato conosco!

Nós ligamos pra você!