(19) 3877-2579 [email protected]
Escolha uma Página

Se você está pesquisando sobre como desintoxicar o corpo das drogas, saiba que esse fator depende de muitos critérios. Afinal, cada tipo de droga age de uma maneira diferente e isso influencia diretamente no período necessário para a sua eliminação total do organismo.

Além disso, outros fatores como a frequência, a intensidade e as questões genéticas também são consideradas na hora de saber como desintoxicar o corpo. Sendo assim, algumas pessoas podem se livrar das substâncias de uma maneira mais rápida, outras, o processo é muito mais lento.

Vamos entender mais sobre essa temática? Continue conosco e confira algumas dúvidas respondidas sobre o assunto.

Sabia que as drogas mais leves permanecem por mais tempo no sangue?

A primeira coisa que você precisa saber é que as drogas mais leves permanecem mais tempo no sangue. Elas possuem um efeito mais duradouro e são facilmente detectadas no organismo.

Já as substâncias mais perigosas têm um efeito mais rápido, saindo do organismo com mais facilidade. Inclusive, esse é um dos critérios que fazem com que o usuário se vicie com mais facilidade: como o efeito é rápido, ela sai do corpo com rapidez. Então, ele acaba usando novamente como uma forma de prolongar os seus efeitos.

Por quanto tempo a droga fica no organismo?

Apesar dos efeitos da droga durarem apenas alguns minutos, o tempo de permanência dela no organismo é muito maior. Geralmente esse período varia de acordo com o tipo de substância utilizada pelo usuário. Veja um exemplo:

  • maconha: demora de 7 a 30 dias;
  • álcool: 3 a 5 dias;
  • cocaína: 3 a 4 dias;
  • heroína: 3 a 4 dias;
  • LSD: 3 dias.

Quais são os principais testes para descobrir se há drogas no organismo?

Atualmente, existem três tipos de testes toxicológicos mais comuns para descobrir se uma pessoa está com drogas no organismo. São eles:

  • exame de sangue: a substância fica na corrente sanguínea ao sair do fígado, pois na sequência é filtrada pelos rins e expelida pela urina. Por conta disso, esse exame é recomendado para conferir o uso de drogas enquanto ela está sendo eliminada pelo organismo.
  • exame de urina: detecta a substância somente quando ela está sendo eliminada pelo organismo. Normalmente o exame de urina e o de sangue são realizados de forma simultânea para conferir se uma pessoa usou a droga de forma recente;
  • exame de cabelo: com o exame de cabelo é possível analisar se a pessoa usou drogas em até 90 dias, pois os bulbos dos fios são irrigados pela corrente sanguínea, então, incorporam as substâncias que podem estar presentes nela.

Quanto tempo leva para desintoxicar o corpo?

A desintoxicação do organismo depende de muitos fatores, pois varia de acordo com o usuário. No entanto, não é difícil detectarmos quando uma pessoa entra em abstinência, pois os sintomas são bem aparentes — como náuseas, sudorese, tremores, ansiedade etc.

Principalmente os primeiros 15 dias costumam ser os mais complicados para o usuário, pois é o momento em que o organismo sente muita falta da droga. Por isso, o paciente fica extremamente vulnerável e as chances de recaída são enormes. 

Portanto, o mais recomendado é que a pessoa invista em uma clínica especializada na dependência química. Afinal, ela tem diversos tipos de tratamentos que são adequados para cada caso. 

Além disso, o processo de desintoxicação se torna mais tranquilo, uma vez que há o acompanhamento diário por diversos profissionais qualificados (como terapeutas, médicos, nutricionistas e muito mais).

Sendo assim, a internação em uma clínica se torna a opção mais viável, amorosa e acolhedora que a família pode investir. 
Você gostou de aprender sobre quanto tempo leva para desintoxicar o corpo das drogas? Se sim, aproveite e leia também: O que fazer quando o dependente recusa o tratamento? Boa leitura!

Dúvidas?

Entre em contato por nosso WhatsApp!

5 2 votes
Article Rating