(19) 3877-2579 [email protected]
Escolha uma Página

Você conhece quais são os principais tipos de dependência?

De uma forma geral, podemos classificá-las como drogas ilícitas e lícitas. Ambas são extremamente prejudiciais ao usuário e à sociedade, por isso, esse assunto merece a sua atenção.

Vale ressaltar, antes de tudo, que a dependência é uma doença e deve ser tratada como tal. Por isso, se você é ou tem algum dependente na sua família, venha conosco e entenda mais sobre quais são os tipos de dependência, se há cura e como funciona o tratamento. 

Cuide de quem você ama! Venha conosco e entenda mais sobre o assunto. Vamos lá?


drogas lícitas mas também causam dependência

1. O que são drogas lícitas?

As drogas lícitas são aquelas que são produzidas e comercializadas sem problemas, para pessoas acima de 18 anos. Portanto, elas podem ser consumidas com facilidade e, embora apresentem uma série de prejuízos, são liberadas por lei.

Por serem aceitas pela sociedade, as drogas lícitas, como o álcool, promovem uma dependência muito mais comum. Afinal, há uma grande facilidade de acesso: qualquer pessoa (maior de idade) pode comprar em qualquer horário do dia, em diversos estabelecimentos.

No entanto, a dependência de drogas lícitas é responsável por uma série de problemas, como infertilidade, riscos cardiovasculares, depressão, comprometimento do desenvolvimento cerebral e muito mais. 

Além disso, o álcool costuma desencadear em comportamentos agressivos, o que pode ser extremamente prejudicial ao indivíduo que consome e à sociedade.

>> Você também pode se interessar por baixar o nosso e-book sobre: vencendo o vício do alcoolismo.


drogas causam dependência

2. O que são drogas ilícitas?

Ao contrário das drogas lícitas, que têm uma aprovação por lei e pela sociedade, as drogas ilícitas são proibidas. Elas não podem ser nem produzidas, tampouco comercializadas e consumidas. 

Vale ressaltar que essa regra vale apenas para o Brasil, onde a entrada no país desse tipo de droga acontece de forma ilegal. Existem algumas localidades onde alguns tipos de drogas ilícitas (como a maconha) são permitidas.

Portanto, alguns exemplos de drogas ilícitas são a maconha, a cocaína, o crack, o LSD, os inalantes, morfina, ecstasy, dentre outros.

Da mesma maneira que as drogas lícitas, as ilícitas também são extremamente prejudiciais ao usuário. Afinal, elas são estimulantes e prejudicam o sistema nervoso central. 

Além disso, elas também induzem comportamentos violentos e podem trazer consequências como trombose, AVC, perda da memória, disfunções no sistema reprodutor, câncer e muito mais.


não existe cura, mas existe tratamento!

3. Existe cura para a dependência?

Infelizmente, não existe cura para nenhum dos tipos de dependência, tanto lícitas quanto ilícitas. O controle da doença é realizado por meio de tratamento, no entanto, existem danos que podem ser irreversíveis para a saúde do paciente — principalmente se ele demorar muito tempo para buscar ajuda.

O tratamento precisa ser realizado por uma equipe qualificada e multidisciplinar (terapeutas, psicólogos, médicos, dentre outros). Além disso, a internação pode ser realizada de forma voluntária ou compulsória.

No entanto, precisamos ressaltar que uma clínica especializada no assunto é a melhor alternativa para quem precisa de um bom tratamento para qualquer um dos tipos de dependência.


Dúvidas?

Entre em contato por nosso WhatsApp!


4. Veja como encontrar o melhor tratamento para ambos os tipos de dependência

O mais importante é encontrar uma clínica de confiança que possa atender às suas reais necessidades. Encontrar a clínica ideal é um dos maiores segredos para o sucesso do tratamento.

A Clínica Huxley oferece um tratamento de excelência, sempre baseado no amor ao próximo. Ela é considerada um dos maiores e mais completos centros de diagnósticos, tornando-se referência em todo Brasil no tratamento de dependência e depressão.

Você gostou de aprender mais sobre quais são os tipos de dependência? Se sim, que tal entrar em contato conosco? Vamos conversar sobre as suas necessidades e entender como podemos ajudá-lo. Nós, da Clínica Huxley, estamos aguardando o seu contato, está bem?



Quais as principais drogas consumidas no Brasil



5 1 vote
Article Rating