(19) 3877-2579 [email protected]
Escolha uma Página

Uma das grandes e mais comuns dúvidas das famílias de adictos é sobre a Clínica de Recuperação. Claro, para aqueles com familiares dependentes químicos que precisam de tratamento, a maior questão é se a clínica de reabilitação é confiável.

Escolher uma clínica sem primeiro avaliar sua capacidade de cuidar dos pacientes, pode afetar diretamente o resultado positivo do tratamento. Portanto, fica a pergunta: afinal, como saber se a clínica escolhida para a recuperação de dependentes químicos é realmente confiável?

Pensando nisso, o objetivo deste artigo é ilustrar os principais aspectos relacionados à confiabilidade que podem ser alcançados com esse tipo de clínica. Quer saber tudo sobre esse tema? Continue a leitura deste artigo!

O que é uma Clínica de Recuperação para Dependentes Químicos?

Antes de mais nada, vamos iniciar explicando melhor sobre o que é uma clínica de recuperação e qual é o seu maior objetivo! 

Como o nome já diz, a clínica de recuperação é um local especializado para recuperar e reabilitar pessoas que estejam com vícios e problemas com uso de álcool e drogas. Algumas clínicas de recuperação, também são responsáveis por tratar de transtornos como pânico, ansiedade e depressão.

Dentro da clínica de recuperação, existe um corpo clínico que é responsável por monitorar e fazer o tratamento desde o processo de desintoxicação até a alta do paciente. Na clínica para dependentes químicos o paciente terá total atenção necessária para a recuperação de seu vício, com tratamento focado na área clínica e mental, tornando-se um tratamento seguro para a saúde com o auxílio de uma equipe completa com diversos profissionais da saúde, com médicos gerais, enfermeiros e psiquiatras.

Em locais como esse, o paciente pode ser tratado em tempo integral, ou seja, ele mora na própria clínica durante um tempo determinado do tratamento, ou ainda por meio período, saindo durante a noite para dormir em casa. Algumas clínicas ainda, em alguns casos isoladas, fazem o tratamento em casa com acompanhamento médico.

Por meio de um tratamento especial, o usuário de drogas poderá se recuperar totalmente, controlando e superando a dependência de determinadas substâncias.

Na verdade, o tratamento de cada paciente deve considerar fatores distintos deles, como o tipo de produtos químicos utilizados.

Infelizmente, ainda existe uma certa imagem negativa da clínica de recuperação, porque as pessoas ainda pensam que a clínica de recuperação é o ambiente antigo, em muitos casos, na verdade, não existe um tratamento humanizado.

Porém, hoje, isso mudou muito! Além do tratamento humanizado e direcionado para cada paciente, também as clínicas costumam ser construídas em locais de acesso restrito.

Conheça aqui mais sobre como é a rotina nas Clínicas de Recuperação.

Isso é feito para reduzir a facilidade de acesso ao local, proporcionar aos pacientes maior tranquilidade e evitar que os pacientes sejam expostos a qualquer tipo de incentivo ao vício.

As pessoas aprenderam mais sobre a clínica e é hora de saber se ela é de fato confiável, proporcionando assim um ambiente favorável para o paciente e permitindo que ele se recupere totalmente.

Como avaliar se a Clínica de Recuperação é confiável? 

É muito comum essa dúvida, como também o receio. Quando se trata da vida e saúde de uma familiar, devemos ir a fundo na hora de validar uma clínica de recuperação.

É importante procurarmos referências sobre a clínica e seus tratamentos. Muita cautela nessa hora: Procure saber sobre seus tratamentos, sua base científica, o corpo clínico, referência dos médicos e profissionais que atuam, e até mesmo os casos de sucesso que a clínica teve.

Vale também fazer uma visita à unidade da clínica sugerida, para validar de perto. 

Separamos abaixo, algumas orientações que vão te ajudar na escolha de uma clínica confiável:

Precisa de ajuda para tratamento médico profissional?

Verifique se a clínica possui credenciais e alvará.

Uma clínica deve ter muita responsabilidade com a vida dos pacientes, e ter essas credenciais é de extrema importância. A primeira dica para saber se a clínica de recuperação é confiável é verificar se a mesma  tem uma autorização para trabalhar na área.

Claro, esta é uma das questões mais importantes para determinar se uma clínica pode tratar os pacientes de forma confiável.

Você nunca deve confiar em uma clínica de reabilitação que não tenha uma licença ou qualificação para desintoxicar.

Afinal, a falta de permissão explica plenamente a legitimidade do local e, portanto, o comportamento moral e profissional do local.

Portanto, procure pesquisar sobre as licenças para funcionamento, e se a clínica as possui. 

Pesquise sobre seus métodos de tratamento

É impossível imaginar uma clínica de tratamento confiável sem amplo conhecimento de seus métodos de tratamento. Cada uma dessas instituições têm seus próprios protocolos e métodos que são definidos por profissionais de saúde em colaboração com o gerenciamento do local. 

No entanto, isso não significa que todos eles sejam realmente eficazes e ofereçam o tratamento mais eficaz para cada paciente internado para tratar a dependência de drogas. Portanto, ter esse conhecimento, saber se a clínica utiliza o protocolo e os métodos mais adequados para desintoxicar o paciente, realizar o acompanhamento terapêutico e ajudar na superação do vício. 

Descubra se a terapia de aconselhamento é apenas em grupos ou apenas como parte de uma terapia individual, ou se a clínica usa ambos, o que é altamente recomendado.

Também é importante entender se a clínica vai muito além em termos de tratamento, ou seja, a questão da nutrição individualizada do nutricionista é abordada em seus protocolos. Assim, como atividades em grupos e físicas.

Levando tudo isso em consideração, você poderá tomar uma decisão com base na confiabilidade do tratamento que esta clínica oferece.

Procure referências sobre a clínica

Após verificar se a clínica possui credenciais para reabilitação de dependentes químicos, a próxima dica para saber se ela é confiável é verificar as referências sobre o local.

Você deve sempre saber se alguém realmente recomenda a clínica e se ela tem uma boa reputação com base na experiência de pacientes e familiares.

Se você conhece alguém que passou por uma doença ou tem um amigo ou parente que foi tratado na clínica que você está estudando, pergunte a opinião dele sobre a instituição.

Também é uma boa ideia realizar uma inspeção geral das avaliações da clínica na internet, pois isso ajudará você a entender o que as pessoas geralmente pensam sobre isso.

Esta pesquisa permitirá que você entenda, por exemplo, se a clínica para dependentes químicos trata o paciente de forma humana, já que esse é um dos requisitos mais importantes em tais instituições.

Conheça o corpo clínico

Se os profissionais que atuam na área não são treinados para atuar em suas respectivas áreas, a clínica não possui licença ou certificado de habilitação.

Você confiaria em um médico que é psiquiatra e não tem formação nesta área? O mesmo se aplica a quaisquer outros profissionais, como enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, etc.

É preciso saber se a pessoa selecionada para o tratamento é realmente capaz de um tratamento de alta qualidade.

Em conclusão, como você pode ver, é importante entender sempre a confiabilidade da clínica de reabilitação, seja para internação voluntária, involuntária ou em casa.

Neste artigo, mostramos todas as informações que você precisa saber para garantir que a clínica selecionada seja realmente confiável e tenha a credibilidade de que pode receber tratamento realmente eficaz e de alta qualidade.

Você gosta de artigos como este e sobre dicas de como saber se uma clínica de reabilitação é confiável?

Se você tiver alguma dúvida sobre esse problema, escreva nos comentários para que possamos ajudá-lo.

Sobre a Clínica Huxley

Uma das maiores e mais completa Clínica de Reabilitação para Dependência Química, possuímos os equipamentos de alta tecnologia, certificações e um quadro de profissionais experientes e preparados para ajudar na recuperação de nossos pacientes.

A Clínica Huxley nasceu da parceria entre Alexandre Cardoso Castanheira, veterano de Grupos de 12 passos e Idealista no tratamento e amparo aos dependentes químicos, e o Dr. Fábio Pinheiro, médico psiquiatra, ex-professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, dedicado a assistência médica aos pacientes, através de seus estudos dedica-se ao aperfeiçoamento técnico próprio e de sua equipe.

3.3 4 votes
Article Rating