(19) 3877-2579 [email protected]

Conheça os principais grupos de apoio para a dependência química (álcool e drogas).

O maior medo das famílias, principalmente mães e pais de jovens, são que os filhos se envolvam com drogas. Muitas vezes, os pais e familiares não têm acesso a informações importantes de como reconhecer um filho dependente e como pedir ajuda.

O papel dos grupos de apoio é realmente esse. Fazer com que a família se sinta acolhida nesse momento tão complicado e que ajude a identificar a dependência química, quais são as melhores formas de lidar com o assunto e como procurar tratamento.

Existem grupos que trabalham com a família toda e alguns de forma individual com o dependente. 

O ideal é assim que identificado o uso de drogas dentro da família, todos passem por ajuda psicologia, principalmente o dependente químico e sua família.

Preparamos essa matéria, com os 5 principais grupos de apoio que ajudam a família e o dependente químico. Conheça a seguir.

A participação da família no tratamento e recuperação do vício

A participação da família no processo de recuperação de um dependente químico, é extremamente crucial para um tratamento mais tranquilo e saudável. Além disso, a participação da mãe e pai, reforçam os vínculos familiares, criando uma base de apoio e amor para a cura do vício.

O comportamento da família em relação à pessoa precisa ser de empatia e compreensão. Comentários negativos ou situações de conflito podem ser prejudicial nesse momento. Por esse motivo, é muito importante o acompanhamento psicológico de toda a família. 

Acompanhe aqui sobre a participação da família do tratamento de dependentes químicos.

A importância do grupo de apoio

  • Amor Exigente

O grupo Amor Exigente, faz parte de um programa que atua na orientação de jovens, adultos e pais, sobre a dependência de álcool e drogas. Esse grupo é composto por voluntários de auto e mútua ajuda, que auxiliam as famílias que estão em conflito, em um programa de 12 passos, propostos para a recuperação da auto-estima, a construção da cooperação familiar e comunitárias, desencorajando a agressividade e a violência.

Esse grupo apoia e facilita as mudanças comportamentais na família e na sociedade, visando à melhoria da qualidade de vida. E por desenvolverem um trabalho de utilidade pública, apoiando e orientando não só as famílias que tenham dependentes químicos entre seus membros, mas, também, outros casos semelhantes.

  • Al- Anon

O Al-Anon é um dos grupos mais conhecidos e respeitados no país. Os grupos têm apenas um propósito: prestar ajuda a familiares e amigos de alcoólicos. Os grupos de Al-Anon, acreditam que o alcoolismo é uma doença que atinge a família e que uma mudança nas próprias atitudes pode ajudar na recuperação.

O Al-Anon não tem vínculos com nenhuma religião, organizações ou movimentos políticos. O Al-Anon é autossuficiente, vivendo por meio das contribuições voluntárias de seus próprios membros.

O Al-Anon se utiliza dos mesmos princípios e práticas dos 12 passos, encorajando e compreendendo os dependentes de álcool e auxiliando na recuperação, bem como acolhendo e proporcionando alívio a familiares de alcoólicos.

  • Alateen

Os grupos Al-Anon, abrange também os grupos Alatenn, que são grupos compostos por jovens entre 13 a 19 anos, que sofrem de alguma forma direta com a alcoolismo, seja em sua família ou com amigos próximos. A maior parte do grupo, são compostos por pessoas que ajudam a enfrentar os desafios de ter pais alcoólicos.

O Alateen, é uma organização independente, porém necessita de dois Padrinhos, membros do Al-Anon, para orientação sobre a estrutura e funcionamento do Grupo.

  • Alcoólicos Anônimos (AA)

Alcoólicos Anônimos, também conhecidos como AA, é o mais conhecido de todos. Os Alcoólicos Anônimos funcionam com base no Programa de 12 passos, 12 tradições e 12 conceitos, e fundamenta-se no anonimato de seus membros.

 A organização divide-se em grupos locais, que realizam reuniões regulares, nas quais os participantes conversam sobre suas experiências com alcoolismo e se ajudam a vencer juntos essa doença.

É importante saber que os grupos não têm vínculos religiosos, porém, incorporou muitos princípios de diversas religiões e recebendo pessoas de todas as doutrinas.

O grupo sobrevive financeiramente através dos seus próprios membros que contribuem espontaneamente, não aceitando ajuda financeira fora da própria organização. O único requisito para se tornar membro é o desejo de parar de beber.

  • Narcóticos anônimos (NA)

Os Narcóticos Anônimos ou NA, é um grupo sem fins lucrativos, que ajudam homens e mulheres que desejam se livrar das drogas. São adictos em recuperação que se reúnem regularmente para ajudar uns aos outros a se manterem limpos, com total anonimato.

O NA, se baseia em princípios escritos, que são usados de maneira simples, de forma que as pessoas que fazem o programa consigam seguir diariamente. O mais importante é que eles funcionam. O grupo não tem filiados ou vínculo com outra organização. 

Você conhecia alguma dessas organizações? Esperamos ter esclarecidos melhor a funcionalidade de cada grupo de apoio. Ficou com dúvidas? Deixe nos comentários. 

Nós podemos ajudar!

Somos uma clínica de recuperação especializada em remoção de pacientes de forma voluntária e involuntária.


Nós ligamos pra você!