(19) 3877-2579 [email protected]
Escolha uma Página

É comum ter dúvidas de como é a rotina em uma Clínica de Recuperação. Antes de mais nada, fique tranquilo! As Clínicas de Recuperação são lugares especializados para tratamento de vícios como álcool e drogas, e até mesmo depressão.

São ambientes preparados, não somente na parte de estrutura física, mas também, em toda a parte funcional e de seu corpo clínico. As Clínicas oferecem métodos e tratamentos diferentes, onde seus pacientes fazem um tratamento temporário para se livrar dos vícios.

Preparamos esse post para que você conheça tudo sobre a rotina em uma Clínica de Recuperação, confira.

Qual a rotina em uma Clínica de Recuperação?

Algumas famílias têm uma visão negativa das Clínicas, e medo do que acontece dentro do tratamento. Esperamos que com essa explicação, você familiar e amigo fique mais tranquilo quanto ao tratamento e a rotina diária que os pacientes são guiados. Aqui estaremos te explicando quais são as principais atividades dentro da Clínica.




Laborterapia

A laborterapia, também chamada de terapia ocupacional, é uma técnica psicoterapêutica, onde se é utilizado os trabalhos que deixam a pessoa afastada da desocupação e outros problemas gerado pelo tédio e o ócio. Alguns dos trabalhos manuais utilizados na laborterapia, são técnicas artística, arte terapia, culinária e processo terapêutico. Também podem ser utilizados os movimentos, como a dança e teatro, que podem ser ferramentas potentes na melhora de quadros ansiosos, depressivos. 

Também a laborterapia engloba alguns trabalhos internos como: Jardinagem, limpeza na cozinha, manutenção das piscinas, horticultura e manutenções em alguns pontos da clínica.

É importante destacar que nenhum trabalho praticado da laborterapia tem o objetivo de lucrar. Essa técnica é usada única e exclusivamente para aprimorar os benefícios da terapia dos pacientes e como forma de distração.

Espiritualidade

Dentro da Clínica de Recuperação é tratado a espiritualidade do paciente, principalmente a fé. Esse tratamento é importante para que cada indivíduo seja tratado de forma individual em seu interior, reconhecendo suas forças e gerando mudanças para uma vida nova.

Normalmente a espiritualidade é ecumênica, ou seja, não se prega religião específica, somente é lido a bíblia e as literaturas de Narcóticos Anônimos.

Reuniões

As reuniões são muito importantes para compartilhar experiências, debater temas importantes, expressar seus sentimentos para o grupo e ouvir sua própria voz falando de si. Também é importante para que a pessoa consiga enxergar outras pessoas na mesma situação que a está, assim criando vínculos, amizades, união e força no tratamento.

Dinâmicas

As dinâmicas dentro da clínica, são uma alternativa de trabalhar os fatores predisponentes de proteção e de risco. Com ela, é possível trabalhar os assuntos ou demandas que estão presentes e que são difíceis de lidar.

O objetivo das dinâmicas são memorizar os nomes de todos os membros do grupo  e incentivar o trabalho em grupo. Isso integra melhor o grupo e ainda favorece o conhecimento, além de ajudar como parte do tratamento, para que os pacientes se sintam mais confortáveis.

Educação física

Os exercícios físicos são muito importantes dentro do tratamento de dependência química. As aulas de educação física como por exemplo prática de esportes como futebol, vôlei e os exercícios na piscina como a hidroginástica, ajudam o paciente durante todo o processo de recuperação. As transformações pelas quais passa o físico têm relação direta com a autoestima melhorada, uma liberação durante e após os exercícios de substâncias responsáveis pela sensação de prazer assim como, melhora o humor. 

Além disso, a prática de exercícios físicos, aceleram o processo de recuperação, suprindo a necessidade de adrenalina. Logo após a sensação de adrenalina entram em cena as endorfinas, que trazem uma sensação de relaxamento e bem-estar ao corpo.

Trabalhos terapêuticos

O trabalho terapêutico faz parte da rotina de clínica, como a chave para um bom tratamento. Dentro do trabalho terapêutico se encontra consulta com psicólogos e terapeutas que vão ajudar o paciente de dentro para fora a aceitar seu vício e a curarem todos os pontos de ligação interna que fazem com que aquela pessoa faça uso de drogas.

A parte terapêutica não só é importante durante o tratamento, mas também para ajudar o paciente a se socializar ao só sair da clínica e prepará-lo para uma nova realidade de de vida.

Lazer

Durante o tratamento de recuperação, normalmente as clínicas deixam um tempo livre diariamente para lazer dos pacientes. Nas Clínicas de Recuperação é possível encontrar sala de jogos, futebol entre os pacientes, sala de televisão, piscina, grande área verde e tempo livre, que são muito importantes para que os pacientes descansem e se sintam bem dentro do tratamento.

Visita

As visitas são feitas de acordo como cada clínica guia o tratamento. Normalmente, os familiares podem visitar seu ente uma ou duas vezes ao mês, podendo passam o dia todo com ele dentro da clínica. O paciente também pode fazer ligações regulares para sua família. Porém, as visitas são restritas apenas aos familiares e não se estende a pessoas sem laços consanguíneos.

A presença família é muito importante para que o paciente consiga seguir firme em seu tratamento. 




Gostou de nosso conteúdo? Não deixe de seguir nosso Blog para mais informações como essa. Até a próxima!

Precisa de um tratamento sério e com profissionais responsáveis?
Ligue para nós: (19) 3877-2579

0 0 vote
Article Rating