(19) 3877-2579 [email protected]
Escolha uma Página

Entenda o papel do nutricionista na reabilitação de dependentes.

Você sabia que o nutricionista contribui de forma significativa para o tratamento para a dependência química? Inclusive, ele é essencial e vamos mostrar o porquê.

Vejamos: para que um dependente químico tenha um bom tratamento para se livrar das drogas, o mais recomendado para a sua recuperação é a internação em uma clínica especializada, como a Huxley.

Na clínica especializada para dependentes químicos, ele passará por um tratamento completo realizado por diversos especialistas, como médicos, terapeutas, psicólogos, educadores físicos, psiquiatras e nutricionistas.

Vamos entender mais sobre a importância do nutricionista no processo de reabilitação de dependentes químicos? Continue conosco e saiba mais sobre o assunto agora mesmo!


O que é e o que faz um nutricionista na reabilitação de dependentes químicos?

Para realizar um tratamento completo e eficaz quando o assunto é reabilitação de dependentes químicos, são necessárias diversas intervenções: nos seus hábitos, atitudes, crenças, pensamentos, e, é claro, alimentação.

Por conta disso, o trabalho de um profissional nutricionista é essencial para o tratamento longe das drogas. Afinal, ele é capacitado em ajudar na prevenção e, nesse caso, na recuperação da saúde humana.

Para isso, ele realizará a medição do peso e da altura. Além disso, avaliará a quantidade de gordura e massa muscular. 

Também é necessário realizar uma conversa aberta com o dependente e seus familiares para investigar o histórico de doenças, hábitos alimentares, estilo de vida, dentre outros aspectos que ajudam a promover um diagnóstico e, posteriormente, propor o melhor tratamento.

O profissional também pode solicitar exames bioquímicos (como de sangue e urina) para ter uma análise mais completa sobre o dependente. 

Quando o paciente está internado em uma clínica, facilita o trabalho do profissional nutricionista. Afinal, ele também pode conversar com os outros especialistas que estão atuando na reabilitação do paciente. Assim, é uma forma de entender melhor o caso e, juntos, contribuírem para um tratamento completo.

A partir dessa análise, o nutricionista estabelece uma dieta específica ao paciente e o acompanha durante o seu tratamento na clínica, adequando-a de acordo com as fases da sua recuperação.


Por que o nutricionista é importante na reabilitação de dependentes?

Quando um paciente usa substâncias nocivas à sua saúde (como álcool e drogas) há um comprometimento do seu estado nutricional. Afinal, o usuário não se alimenta corretamente, tampouco ingere água nas quantidades adequadas. Isso influencia no metabolismo e, é claro, no peso.

Vamos entender um pouco mais sobre o assunto: a dependência de drogas está diretamente relacionada às mudanças nos hábitos alimentares e, consequentemente, no estado nutricional. Afinal, o dependente tem diversas alterações no seu apetite.

Por isso, o dependente químico precisa realizar uma reeducação nutricional, pois isso é essencial para melhorar a sua qualidade de vida longe das drogas. 

Afinal, precisamos considerar que quando um dependente chega em uma clínica de reabilitação, o seu organismo tem diversos desequilíbrios nutricionais.

Dessa forma, há tanto um enfraquecimento físico e mental, assim como um declínio no seu estado geral de saúde. 

Afinal, durante a sua vida usando drogas, o dependente não se preocupou em se alimentar corretamente. Na maioria das vezes, fica sem comer por longos períodos ou ingere em excesso alimentos com poucos nutrientes, como os processados e industrializados.

Estudos apontam que: “Em indivíduos que se encontram em recuperação da dependência de substâncias químicas, observa-se um padrão alimentar de dietas pobres em frutas e vegetais e ricas em gorduras e açúcares. Altos índices de sobrepeso e obesidade também são fatores observados nesses sujeitos”.

Por conta disso, o dependente químico chega em uma clínica de reabilitação com a sua aparência debilitada: com baixo ou sobrepeso e com o sistema desregulado.

Portanto, o nutricionista ajuda a elaborar dietas que visam fortalecer o organismo do dependente. Dessa forma, há uma melhoria significativa na resposta ao tratamento.

O nutricionista, por meio da orientação quanto à reeducação alimentar, ajuda a monitorar o paciente para ele repor os nutrientes necessários para viver bem e de forma saudável.

Além disso, por meio de uma boa alimentação, os sintomas da dependência química são amenizados, pois há o fortalecimento da sua saúde.

Portanto, não tenha dúvidas: é essencial contar com o apoio de um nutricionista junto ao tratamento da dependência química.

Entre agora mesmo em contato e peça ajuda profissional!


Qual é o papel do nutricionista na reabilitação de pacientes?

Ao longo deste conteúdo, você já aprendeu um pouco mais sobre algumas responsabilidades do nutricionista para a reabilitação de pacientes, como:

  • elaborar uma dieta personalizada conforme as necessidades de cada paciente;
  • fazer uma avaliação sobre o estado nutricional do organismo;
  • monitorar e ajudar o paciente a ter mais qualidade de vida por meio de uma dieta saudável.

No entanto, não são somente esses os benefícios de ter um profissional nutricionista compondo o quadro de profissionais da clínica de recuperação para dependentes químicos.

Conheça, a seguir, algumas responsabilidades (e vantagens) de contar com a ajuda deste profissional no tratamento.

Aumenta o bem-estar do dependente químico

Não é nenhuma novidade que a alimentação está diretamente relacionada ao nosso bem-estar e qualidade de vida, certo? No processo de reabilitação de dependentes químicos isso não é diferente. Assim, o nutricionista estimula a alimentação equilibrada e saudável, fazendo com que o paciente se sinta mais animado e disposto.

Ajudar a desintoxicar o organismo do paciente com mais facilidade

Existem diversos alimentos e bebidas que ajudam o organismo a desintoxicar com mais facilidade e rapidez. O nutricionista elabora uma dieta completa e detox, visando contribuir de forma significativa com a eficácia do tratamento.

>> Leia também: Quanto tempo leva para desintoxicar o corpo das drogas?

Fortalecer o sistema imunológico do dependente

Como vimos, o dependente chega na clínica com o seu estado de saúde em declínio. Por conta disso, o nutricionista elabora uma dieta completa que ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Dessa forma, há uma resposta melhor do organismo para reagir ao tratamento.

Sabia que a Clínica Huxley conta com a ajuda de nutricionistas para o tratamento da dependência química?

A Clínica Huxley conta com uma equipe multidisciplinar em que, cada profissional é responsável pela sua área de atuação e ajuda no tratamento de cada paciente. 

Por conta disso, conta com nutricionistas altamente qualificados e que prestam um excelente atendimento, visando atender às reais necessidades nutricionais de cada paciente.

A Clínica de Recuperação Huxley é referência nacional no tratamento de dependência química e depressão. Aliás, é um dos maiores e mais completos centros de diagnóstico. Além disso, oferece um tratamento especializado, humanizado e baseado no amor e no cuidado com o próximo.

Gostou de aprender qual a importância do nutricionista na reabilitação de dependentes químicos? Se sim, aproveite e complemente o seu estudo conferindo também: a Clínica Huxley é boa? Boa leitura!

0 0 votes
Article Rating