(19) 3877-2579 [email protected]

A ansiedade e álcool não combinam. Isso porque o consumo de álcool, apesar de trazer relaxamento ao corpo, pode ser um sério inimigo para ansiedade e depressão, principalmente se o consumo for em excesso.

Para algumas pessoas, até mesmo pequenas quantidades de álcool, podem fazer com que a ansiedade seja intensificada e até mesmo desencadear algumas crises.

O álcool tem um efeito agudo mais rápido, onde faz com que o usuário fique mais animado e desperte efeitos prazerosos imediato. Mas, infelizmente como a bebida alcoólica é um sedativo depressivo, logo após dos efeitos prazeroso, os efeitos de desconforto, ansiedade e depressão podem surgir com maior intensidade.

Preparamos esse conteúdo, para que você conheça os efeitos negativos que a mistura entre álcool e ansiedade pode ter.

Boa leitura!

A bebida alcoólica pode aliviar a ansiedade?

MITO!

Muitas pessoas têm em mente que a bebida alcoólica pode trazer alívio e relaxamento.

Após um cansativo dia de trabalho, uma cerveja geladinha parece ser bem atrativo para relaxar, não é mesmo?

Só que nem sempre, esse momento pode ser relaxante.

Em muitos casos, uma pessoa ansiosa pode usar o álcool para questões que na verdade, precisam de um acompanhamento psicológico.

A falsa sensação de tranquilidade e relaxamento após tomar várias doses de bebidas alcoólicas, é passageira e logo pode desencadear mais problemas, como problemas de saúde causada pelo álcool e dependência.

Pontos de atenção

Existem alguns sinais importantes que devemos prestar atenção para que se identifique que o álcool é um motivo que desencadeia ansiedades e que mostram que não é somente o álcool que está desencadeando ansiedades, mais também a pessoa pode estar viciado em ingerir bebidas alcoólicas, são eles:

– Crises fortes de ansiedade e ataques de pânico mais intensos e com maior frequência quando há ingestão de álcool.

– Preocupações constantes mesmo sabendo que não há nada a ser feitos.

– Pesquisar muito sobre vícios alcoolismo, dependência, e risco do álcool para saúde.

– Perder a tolerância ao álcool.

– Perder a consciência do que fez no dia anterior.

Álcool e seus gatilhos para ansiedade

As crises de ansiedade, podem ser desencadeada após vários tipos de gatilhos. Esses gatilhos, variam principalmente, de acordo com o estado emocional da pessoa, contudo, afetam não somente a mente, mas também o físico.

O álcool por sua vez, pode intensificar esses gatilhos com mais facilidade, deixando o estado de uma pessoa que sofre de ansiedade ainda mais propensa a ter uma crise. Os gatilhos que o álcool pode ter mais destravar uma crise de ansiedade são:

– Alteração de Humor

A bebida alcoólica pode alterar o humor da pessoa de alegre para triste em breves segundos. Isso faz com que o cérebro, não consiga interpretar as sensações, causando assim uma ansiedade descontrolado e tristeza profunda.

– Dificuldade em Relaxar

Outro gatilho bem comum é a dificuldade em se sentir relaxado, até mesmo ingerindo bebidas alcoólicas. A pessoa se força a querer estar relaxada, e pode desencadear uma crise de ansiedade caso isso não ocorra.

Alguns outros gatilhos comuns são:

  • irritabilidade e impaciência
  • mente agitada
  • pensamentos confusos e atordoados
  • ganho ou perda de peso com muita rapidez
  • sudorese e tremores nas mãos e nas pernas
  • taquicardia (batimentos cardíacos acelerados)
  • cansaço físico e esgotamento mental
  • preocupação excessiva e medo de perder o controle
  • muita dificuldade para se controlar 
  • sinais de angústia e apreensão
  • dificuldade de concentração no que as pessoas dizem


O que fazer para controle imediato?

Algumas situações podem sair fora do controle. Para controle imediato de crises de ansiedade e pânico, principalmente quando desencadeada por álcool, é necessário fazer com que a pessoa se acalme e tire o mais rápido possível o álcool do corpo.

Tentar parar a ansiedade de uma vez é totalmente inútil. Tentar aumentar a respiração como o famoso “respira e inspira” pode ajudar. Caso precise, procure uma unidade de saúde imediata para atendimentos rápidos. 

É importante saber, que apenas um tratamento correto, vai identificar se realmente o álcool está causando a ansiedade e os tratamentos corretos para vício em álcool e crises de ansiedade e depressão. 

Quer saber mais sobre vício e alcoolismo? Clique aqui. Deixe seu comentário sobre suas dúvidas abaixo.



Depressão é uma doença séria e que pode ter consequências graves.

Entre em contato e saiba mais sobre o tratamento.



0 0 vote
Article Rating
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x