(19) 3877-2579 [email protected]

Você conhece as 4 fases do tratamento para dependência química?

O número crescente de usuários de drogas, entre diferentes grupos sociais e faixas etárias, gera a necessidade de se conhecer melhor sobre os tratamentos para dependência química e suas etapas.

É importante entender que a dependência química é uma doença, e deve ser tratada sempre de forma completa, abrangendo o físico, emocional e psicológico do indivíduo.

Vencer esse problema requer atenção e cuidado profissional. Dentro da reabilitação, estão 4 pilares que são essenciais para se trilhar o caminho do tratamento e a reabilitação com êxito. 

  • Desintoxicação
  • Apoio e Motivação
  • Reabilitação
  • Manutenção

Nesse conteúdo, separamos informações importantes sobre as 4 fases do tratamento de dependência química dentro da Clínica Huxley e como cada uma delas são importantes dentro da recuperação. 


Nós podemos ajudar!

Somos uma clínica de recuperação especializada em remoção de pacientes de forma voluntária e involuntária.


  • Primeira Fase:

Desintoxicação

A primeira fase consiste em fazer a desintoxicação dos organismos do usuário que está acostumado com o uso frequente da droga.

Nessa etapa, não só é importante fazer a desintoxicação do corpo como também na parte psicológica, onde o indivíduo passa por terapias para que aceite o tratamento com fase de uma vida nova.

Essa parte inicial do tratamento, também auxilia de maneira que reduza os sintomas de abstinência e da fissura inicial. Isso contribui bastante para a reabilitação física e psicológica necessária para que o paciente permaneça firme em seu tratamento.

Para que a primeira fase seja concluída com sucesso, o indivíduo deve passar por exames e consultas psiquiátricas, que vão analisar detalhamento o estado de saúde física e mental que o paciente se encontra.

O resultado desta análise vai determinar o melhor tratamento para aquele paciente, proporcionando maiores chances de recuperação.


  • Segunda Fase:

Apoio e Motivação

Nessa segunda etapa, o apoio e motivação da família são indispensáveis dentro do tratamento de dependência química, assim como da toda equipe que realiza o tratamento como os médicos psiquiatras e terapeutas. 

A ajuda da família e o acompanhamento do quadro, facilita com que o dependente se sinta amado e amparado, evitando assim as recaídas, assim como o apoio profissional, que permite de forma segura, que o paciente sinta-se evoluindo no tratamento e diminua os sintomas de abstinência.


  • Terceira Fase:

Reabilitação

A fase de reabilitação, é o momento que o paciente precisa de ajuda para desenvolver atividades de modo que ele consiga se reabilitar, ou seja, melhorar suas capacidades mentais no que se refere à vida, aprendizagem, trabalho, socialização e adaptação de forma mais normalizada possível.

Nesse momento do tratamento, nossos psicoterapeutas, psiquiatra, educadores físicos e a equipe multidisciplinar, vão participar ativamente para que seu tratamento seja seguido à risca, e que a reabilitação seja segura e tranquila.

  • Quarta Fase:

Manutenção

A manutenção do tratamento, é fase de acompanhamento. Nessa etapa, assim como também as demais, é imprescindível a ajuda familiar. Na manutenção, a pessoa pode ficar mais vulnerável a ter recaídas e por esse motivo é tão essencial essa fase.

Evitar a abstinência é imprescindível para o controle da doença. Uma vez que o paciente recai, mesmo que com a menor quantidade da substância, já é o suficiente para o retorno ao padrão de uso anterior, sem limites e de maneira compulsiva.

Precisa de ajuda para tratamento médico profissional?

Vale lembrar, ainda, que cada caso é único e existem diversas formas de tratamento, que será definido dentro das 4 etapas pilares do tratamento de dependência química.

Para saber qual é o mais indicado, a Clínica Huxley oferece internação voluntária e involuntária e também internação de curto prazo – de no máximo 6 meses podendo ser prorrogado até 9 meses.

Este tempo depende do estado clínico do paciente, assim como toda estrutura e uma equipe completa e certificada de médicos, enfermeiros, psicológico, nutricionistas e educadores físicos.

E também, com uma base de apoio e orientação às famílias, como grupos de apoios e acompanhamento psicológico. 

Se você quer conhecer mais sobre os tratamentos da Clínica Huxley, clique aqui. Siga a gente nas redes sociais para se manter sempre informado!

Nós ligamos pra você!