Sou viciado? Para responder essa pergunta devemos entender alguns fundamentos.
O que é vício? Sou viciado?
Uma pessoa que tem vício por algo, o dependente químico, é alguém que desenvolveu a necessidade psicológica e biológica de ingerir determinada substância química periodicamente.
O consumo dessa substância pode trazer conforto psicológico, acalmar estados de ansiedade, estados impulsivos ou violentos relacionados à ausência delas no organismo. Ou seja, quando a pessoa não consome a substância, pode ter as chamadas crises de abstinência.
O vício faz com que a pessoa perca o controle sobre o desejo de consumir a droga e, com o tempo, pode levar a alterações cada vez maiores nas relações sociais, no corpo da pessoa e em suas condições psicológicas, provocando mudanças bruscas na vida do dependente.
É possível se livrar do vício das drogas sozinho?
Algumas pessoas defendem que qualquer pessoa pode se libertar do vício sozinho, desde que tenha determinação, força de vontade e foco.
Pode sim funcionar para algumas pessoas, mas não é uma regra para todos e muitas vezes não muito eficaz. Isso significa que cada dependente reage de maneira diferente e pode ser muito mais difícil do que pensamos.
Isso porque existem diversos fatores internos e externos como outros problemas de saúde assossiados a dependência química e o paciente assumir que está viciado.
Quando devo procurar ajuda?
A hora correta para se procurar tratamento é já nos primeiros sinais de vício, o quanto antes possível. Quanto mais demorado for o início do tratamento correto, mais crônica e difícil de tratar a doença. Ou seja, quanto mais cedo se inicia o tratamento, maiores os índices de recuperação e melhora do quadro.
De acordo com pesquisas, cerca de 40% a 80% dos casos internados têm a recuperação completa. Esse número aumenta ainda mais quando o tratamento é iniciado já de imediato, nos primeiros sintomas de dependência. Quando o tratamento é iniciado logo no começo, seus índices de sucesso aumentam em 80%. Portanto, se você já está percebendo que algum familiar está com problemas de álcool e drogas, SIM É A HORA DE PROCURAR AJUDA!
Acima de tudo, procurar ajuda é essencial. É preciso entender que a dependência é uma doença e deve ser usados medicamentos específicos, além de terapias e outros métodos para combater isso. Reduzir as doses não é o procedimento mais fácil e nem o mais adequado. O ideal é cortar, de vez, o uso das substâncias, assumir que está viciado, no entanto, conseguir isso sozinho não é uma tarefa simples.
Infelizmente, a dependência química não tem cura. No entanto, existem diversos tratamentos eficaz que são suficientes para o usuário retomar uma rotina normal, trazendo de volta a felicidade de toda a ele e toda família. Você pode ajudar a pessoa a manter-se estável ao longo da vida e, caso ela passe por recaídas, demonstra novamente seu apoio e ajude-a a encontrar soluções
Quais são as vantagens de uma clínica de reabilitação?
Uma Clínica de Recuperação, é um lugar especializado para a recuperação de pessoas com algumas determinadas doenças, entre ela a dependência química, alcoolismo e depressão.
A Clínica é composta por um equipe de profissionais como psicólogos, médicos, psiquiatras, nutricionistas, terapeuta, enfermeiros, educadores físicos, entre outros, que ficam a disposição por tempo integral ajudando o paciente em sua recuperação.
Imagine-se em um lugar que ofereça todo o suporte físico e mental para a libertação de vício de drogas. A tarefa de libertar-se do consumo fica mais fácil, concorda? É exatamente isso que uma clínica faz: oferece médicos e especialistas para acompanhar cada um dos usuários.
Isso significa que ele pode entender a abstinência que seu organismo sente, os efeitos que a ausência de droga causa à sua mente, como lidar com a situação, os estragos que isso traz para a família e vários outros detalhes.
A infraestrutura oferecida é outra vantagem um tanto quanto considerável. Essa é uma forma de fazer com que a pessoa se sinta bem e, ao mesmo tempo, longe de todas as tentações.
Dentro de uma clínica, o dependente tem acomodações confortáveis e limpas, alimentação adequada e atividades constantes. Tudo isso é essencial para a evolução do tratamento, além de ser uma das maneiras mais eficientes de fazer com que o corpo fique livre dos efeitos, longe das recaídas e se acostume com uma nova rotina.
Existe também os grupo de apoio dentro da clínica. Passar por isso ao lado de outras pessoas que vivenciam a mesma luta também pode facilitar bastante. Isso acontece porque os usuários entendem que não estão sozinhos nessa, mas veem que outras pessoas passam pelos mesmos conflitos e dilemas.
Essa é a melhor maneira de entender tudo o que seu corpo sente e, com todo amparo necessário, libertar-se do vício que o uso de drogas traz.
Como funciona o tratamento de Dependência?
O tratamento adequado para dependência de álcool e drogas é baseado em algumas etapas, entre ela a fase de avaliação e desintoxicação. Na primeira etapa, também são feitos alguns exames que é muito importante, assim como a ajuda de profissionais para avaliar a saúde e a situação que se encontra o usuário.
Com os resultados dos exames, é possível que os profissionais indiquem qual o tratamento adequado. Nessa fase, será traçado um plano de tratamento específico para o paciente, até a recuperação do mesmo. O método pode variar de acordo com a Clínica de Reabilitação.
Nós podemos ajudar!
Agora que você aprendeu sobre os vícios e como conquistar a recuperção de forma segura e eficaz.
Chegou a hora de tomar uma decisão! Preencha o formulário para receber o contato de nosso especialista.