Existem muitos problemas na sociedade nos dias de hoje, e um deles é as drogas. As drogas tem efeitos sociais, financeiros, psicológicos e de saúde que são muito prejudicial.  Eles destroem a vida dos usuários, amigos e familiares, e em sua maioria jovens. Certamente você conhece alguma pessoa próxima dependente químico ou alcoolismo. Quanto mais rápido for aceito e tratado como realmente de fato é, um doença, a recuperação na saúde, psicológica e até familiar é mais fácil, rápida e eficaz.

O que a droga causa ?

O uso das maioria das drogas provam de início a sensação de bem estar, felicidade, alegria, euforia e coragem. No entanto, os seus efeitos a longo prazo (às vezes nem tão longos assim), podem ser muito graves. O uso de drogas prova alterações muito sérias em vários órgãos  do corpo como o funcionamento do coração, do cérebro, do fígado, do pulmão e até mesmo de outros ogros, sendo prejudicial a saude.Além disso, grande parte das drogas causam a dependência em que o corpo pede cada vez mais uma maior quantidade da substância, aumentando o risco de morte por overdose.
Ao longo prazo, provocam destruição de neurônios (cada vez mais difícil a concentração), doenças psicológicas, morte precise, infartos e problemas no coração, mau funcionamento de rins, desenvolvimento de AIDS e Hepatite, entre muitas outras doenças.

Porque uma pessoa usa drogas ?

São vários os motivos que leva uma pessoa a se tornar dependente químico, como por exemplo, na juventude em uma ambiente de festa, euforia e incentivo dos amigos, podem levar a uma pessoa ingerir substâncias estimulantes, como é o caso da cocaína, lança perfume e êxtase. Por isso vale relembrar aos pais, o quão importante é ter atenção aos filhos e saber o que fazer quando o filho usa drogas para ajudar o tratamento.

Não são só a juventude que usam as drogas, muitas pessoas também entram nesse mundo pelo fato de se isolar de problemas ou situações na busca de um “fulga”.

Efeitos das drogas.

Os efeitos são percebidos rapidamente, pouco tempo depois do uso, e tendem a durar poucos minutos. Assim, é comum a pessoa querer usar uma maior quantidade por mais vezes, o que causa a dependência.

1. Efeito imediato das drogas perturbadoras (drogas alucinógenas ou psicodislépticas como maconha, skank, hashise, chá de cogumelo, LSD, ecstasy):

– Alucinação, alteração de cores, sons, formas e contorno de objetos (pode ocorrer ataques de pânico);
– Sensação excessiva de coragem;
– Delírios relacionados com perseguição;
– Noção exagerada de tamanhos;
– Sensação enorme de medo e/ou prazer
– Rápida depressão após passar os efeitos (nesse caso, o que leva a pessoa a quer usar novamente).

2. Efeitos imediatos das drogas depressoras (drogas como heroína)

– Relaxamento, tranquilidade e muita calma em excesso;
– Não capacidade de raciocinar e se concentrar em algo;
– Resistência a dor;
– Dificuldade em movimentos delicados;
– Sono excessivo;
– Dificuldades ao dirigir.

3. Efeitos imediatos das drogas estimulantes (cocaína, crack)

– desconte emocional;
– perda de noções da realidade;
– ritmo cardíaco acelerado;
– pupilas e olhos dilatador;
– fala acelerada;
– inquietamente;
– estado de excitação.

O consumo de drogas em excesso ou por longo tempo pode provar MORTE. A droga destroem a saúde e vida de muitas pessoas. Procure ajuda. Clique no link abaixo e baixe o eBook “10 passos para saber se pessoa usa drogas”.

Baixar eBook 

Nós ligamos pra você!