(19) 3877-2579 [email protected]
Escolha uma Página

Substâncias psicoativas são qualquer tipo de droga, que tem a finalidade de ser usada para produzir alterações no sistema nervoso cerebral e gerar alterações nas sensações, consciência ou estado emocional, de forma que seja intencional ou não. Uma substância psicoativa, atua principalmente provocando alterações no comportamento do usuário.

Existem três categorias de drogas ou substâncias psicoativas e elas se dividem em alucinógenos, depressoras e estimulantes. Muitas delas são utilizadas para fins terapêuticos, religiosos ou recreativos. 

Ao contrário do que pode se pensar, as drogas psicoativas não são somente ilícitas. Existe uma variedade de drogas psicoativas legais, como álcool e cigarro.

Preparamos esse conteúdo para que você entenda o que são substâncias psicoativas, os tipos de drogas lícitas e ilícitas, classificação e dependência química. Ótima leitura!


O que é o sistema nervoso central e como as substâncias psicoativas agem nele?

Segundo a legalidade no Brasil, existem duas classificações de drogas: lícitas (quando se é legalizada) e ilícitas (quando não são legalizada), são elas as mais comuns:

Lícitas

  • Cafeína
  • Calmante
  • Álcool
  • Analgésicos
  • Tabaco 

Ilícitas

  • Maconha
  • Haxixe
  • LSD
  • Ecstasy
  • Cocaína
  • Crack
  • Cogumelos alucinógenos
  • Heroína

O sistema nervoso central, é a parte responsável por comandar todas as funções do corpo voluntárias ou involuntárias. Isso significa que é o sistema nervoso que comanda a respiração, batimentos cardíacos, digestão, entre outras funcionalidades do organismo, como a reação a estímulos relacionados a imagens, sons e odores.

As drogas psicoativas atuam no corpo de diversas formas, uma vez que elas são divididas em categorias.



Quais as principais drogas consumidas no Brasil



Drogas Alucinógenas

As drogas alucinógenas causam danos ao funcionamento do cérebro, por meio de alterações. Esse tipo de substância são responsáveis por causar delírios. Estes delírios, fazem com que o usuário não consiga distinguir aquilo que é real ou não, fazendo com que assim ele perca a noção de tempo, espaço e perigo.

Outras consequências das substâncias psicoativa alucinógenas, são quadros de euforia e relaxamento. Entre as mais comuns utilizadas estão a maconha, cocaína, chá de cogumelo e o LSD.

Drogas Depressoras

As substâncias depressoras deixam o funcionamento do cérebro mais lento. Alguns efeitos proporcionados aos seus usuários são a sonolência e tranquilidade excessiva. Uma característica também bem comum desse tipo de substância é o “desligamento” do mundo real.

Assim como ocorre com as substâncias alucinógenas, o usuário perde a noção do tempo e realidade. Entre as substâncias depressoras mais comuns estão os calmantes e ansiolíticos, bebidas alcoólicas, analgésicos, tranquilizantes e os barbitúricos (tiopental, fenobarbital e pentobarbital).

Drogas Estimulantes

De outra forma, as drogas estimulantes aceleram o metabolismo, provocando efeitos muitas vezes indesejados como euforia e alerta desnecessário. Este tipo de substância psicoativas aumentam a atividade mental e são responsáveis pelos seguintes efeitos: Agitação, excitação, falsa sensação de felicidade, taquicardia, aumento na temperatura corporal, insônia e falta de ar.

As drogas estimulantes mais consumidas são: Nicotina, ecstasy, a anfetamina, cafeína, a cocaína, e o crack.

Dependência Química

A causa da dependência química pode estar ligado a diversos fatores, como a quantidade de uso e a frequência. Também deve-se levar em consideração fatores de saúde do indivíduo, genética e situações psicossocial e ambiental. 

Quando uma pessoa se torna dependente químico, existem diversos pontos de atenção que devemos ter para que seja feito um tratamento saudável e evite assim agravamento do quadro e lesões sérias de saúde.

É necessário sempre estar atento a sintomas de dependência química e quando saber pedir ajuda. 

O tratamento deve ser realizado em clínicas médicas de reabilitação, feito por profissionais qualificados com médicos, psicólogos, psiquiatras e assistência a saúde.

Você já conhecia sobre as drogas psicoativas e suas classificações? Nós podemos te ajudar! Entre em contato conosco, e peça ajuda. 

0 0 vote
Article Rating