(19) 3877-2579 [email protected]br

De acordo com a definição da Organização Mundial de Saúde, a dependência química é uma doença caracterizada pelo uso descontrolado de uma ou mais substâncias psicoativas, ou seja, que causam mudanças no estado mental da pessoa. Isso inclui tanto drogas cujo uso é permitido por lei como aquelas que são proibidas.

O uso de drogas, sejam ela lícitas e ilícitas, é um dos problemas que mais atinge estruturas familiares e psicológicas do usuário. Apesar disso, esse não é um assunto que costuma ser debatido, muitas vezes, por falta de informações sobre o que é dependência química. No entanto, é necessário encarar a situação. O primeiro passo é se informar e conhecer sobre o assuntos, tratamento e curo, e principalmente buscar o tratamento ideal para o paciente.

Nesse artigo, vamos te explicar tudo que você precisa conhecer sobre dependência química, de forma resumida suas causas e como tratá-la.

O que é a dependência química?

A dependência química não é falta de caráter ou desvio de comportamento. Algumas pessoas são mais predisposta a ser dependentes químicos, como por exemplo que tem o quadro de distúrbio de TDAH. A dependência química é uma doença que se caracteriza por alterações cognitivas e comportamentais e sintomas fisiológicos, que se manifestam após o uso repetido do álcool e de outras drogas.

Por alterar o comportamento da pessoa, a doença traz uma série de complicações para saúde e para seu círculo família.

Quais são as causas da dependência química?

A dependência química pode começar apenas por um brincadeira entre amigos para experimentar alguma droga, por pressão do grupo social ou até mesmo por diversos fatores: genéticos, psicossociais e ambientais. Dificuldades em lidar com os perdas, problemas, tristezas e até mesmo o sucesso também podem levar a pessoa ao alcoolismo, ao consumo de drogas. Existem diversos motivos que fazem as pessoas a usarem drogas e consequentemente se tornarem dependentes químicos.

Dependência química é uma doença?

Quem usa drogas um vez, pode ter sérios problemas na saúde principalmente a longo prazo. Qualquer pessoa que usa drogas corre risco, sendo um vez ou mais e um dos riscos mais graves é a dependência química. As drogas podem causar várias doenças entre elas câncer, problemas cardíacos, hepáticos ou sintomas como impotência sexual, falta de energia ou vontade de suicidar. A dependência química por si só é considerada um doença e se não tratada pode levar a morte.

A falta de conhecimento sobre o que é dependência química dificulta algumas informação. Não é incurável, porém, não existe um tratamento capaz de eliminar a doença do organismo. Uma vez que o corpo humano experimenta um tipo de droga, dificilmente ele irá esquecer o prazer de usá lo e pode causar a dependência química.
É possível controlar um usuário de drogas, desde que seja feito um acompanhamento constante do paciente. Quanto mais cedo é feito o reconhecimento do problema no indivíduo, mais eficiente é a forma de tratá-lo e até curar o paciente.

Quais são os riscos da dependência química?

A dependência química é uma doença muito preocupante. Os sintomas de que uma pessoa está sofrendo isso, tendem a piorar no decorrer do tempo e rapidamente. A pessoa passa a necessitar de doses cada vezes maiores ou de substâncias cada vez mais nocivas.

Com a falta de informação sobre o que é a dependência química, muitos usuários não reconhecem o problema e acaba tardando no tratamento.

É possível tratar a dependência química?

A dependência química é uma doença complexa e, como toda doença, exige um tratamento especializado. É sim possível fazer esse tratamento e essencial para recuperação.O tratamento de dependência química inclui internações em clínicas especializadas, exames, terapias e até uso de medicamentos.

O tratamento adequado é capaz de cuidar da doença até sua cura fazendo com que o paciente possa conviver em sociedade e ter uma vida nova.

Saiba mais sobre a Clínica Huxley . Faça uma visita à Rua dos Expedicionários, 777, Centro, Artur Nogueira – SP ou consulte pelo telefone (19) 3877-2579.
Clínica Huxley – a prova definitiva de que a vida não é uma droga.

Nós ligamos pra você!