Segundo pesquisa, 28 milhões têm algum parente dependente químico. Levantamento feito pela Unifesp mapeou os usuários em reabilitação. 8 milhões de brasileiros são dependentes de maconha, álcool ou cocaína. É muito comum ter dúvidas sobre como funciona uma clínica de recuperação. Algumas perguntas frequentes são. Qual o valor ? Como funciona o tratamento ? Quanto tempo demora um tratamento ? É possível a total recuperação ?
Neste artigo vamos esclarecer essas dúvidas.

O que é uma clínica de recuperação?

Uma Clínica de Recuperação, é um lugar especializado para a recuperação de pessoas com algumas determinadas doenças, entre ela a dependência química, alcoolismo e depressão. A Clínica é composta por um equipe de profissionais como psicólogos, médicos, psiquiatras, nutricionistas, terapeuta, enfermeiros, educadores físicos, entre outros, que ficam a disposição por tempo integral ajudando o paciente em sua recuperação.
As Clínicas geralmente são situadas em locais calmos, com muita tranquilidade e silêncio. Além disso ela oferece dormitórios e acomodações, local de lazer, refeições completas para que o paciente não saia até o final de seu tratamento.

A dependência química nem sempre foi percebida como uma doença tratável

Antes, a dependência química era vista apenas como consequência de algum problema psiquiátrico ou desvio de caráter. Felizmente, com estudos e pesquisas, a dependência química foi vista com outros olhos e hoje existem várias clínica e entidades que prestam tratamento e ajuda.

Como funciona uma clínica de recuperação?

Se o usuário de drogas tem consciência de que está doente e demonstra vontade em buscar ajuda, o tratamento é feito imediatamente. Para a família, essa atitude é motivo de alegria. Infelizmente, nem sempre é tão fácil assim. Quando acontece o contrário, ou seja, se ele não percebe que precisa de ajuda, os familiares pode optar pela internação involuntária (a lei permite que isso seja feito). Nesse caso, há clínicas autorizadas que se responsabilizam pela busca, transporte e cuidados com o paciente, e iniciar todo o tratamento. Há diversos tipos de exames preliminares para o início do tratamento e ao decorrer dele. Alguns dos exames são: Eletrocardiograma, Mapeamento Cerebral, Avaliação Neuropsicológica, Diagnóstico Psiquiátrico, Avaliação Nutricional e Educação Física, Estimulação Magnética Transcraniana. Existem uma rotina diária onde se incluem consultas com terapeutas e psicólogos, médicos e psiquiatras. Existem também algumas atividades e dinâmicas. Em alguns casos também há permissão de visita de familiares.

O processo de desintoxicação é uma das etapas mais importantes

A desintoxicação é uma forma de limpeza que auxilia na redução dos sintomas da abstinência. Esse procedimento contribui para a reabilitação física e psicológica do paciente, pois retira as substâncias tóxicas do organismo de forma segura e controlada. Em alguns casos, é preciso que o usuário se prive de usar drogas durante uns dias ou siga uma alimentação especial para, em seguida, realizar uma desintoxicação bem-sucedida.

O procedimento pode acontecer de duas formas: com internação ou via ambulatorial. A primeira é recomendada para casos mais graves, que necessitam de acompanhamento em tempo integral. A segunda pode ser realizada no ambulatório de uma unidade de saúde. Nesse caso, o usuário precisa estar consciente e concordar com o procedimento de desintoxicação.

Como escolher uma boa clínica de recuperação?

É muito importante nessa hora algumas atenções. Escolher uma clínica deve ter o mesmo rigor de se escolher um hospital para um tratamento ou internação, por exemplo.

Abaixo estão algumas perguntas que auxiliarão na avaliação de uma clínica de recuperação.

1) É realmente uma clínica, isto é, possui registro oficial como clínica médica?

2) Possui equipe interdisciplinar completa (médicos, psicólogos, assistentes sociais, educador físico, nutricionistas, terapeutas, advogados, enfermeiros–padrão, técnico e auxiliar) ?

3) Possui equipe de resgate própria (não terceirizada) ?

4) Não é clandestina, isto é, tem todas as certificações necessárias, principalmente registro no CRM (Conselho Regional de Medicina ) e Anvisa ( Agência Nacional de Vigilância Sanitária)?

5) Está devidamente equipada para emergências, inclusive com ambulâncias próprias?

6) Possui um diretor clínico que lhe envia seu currículo se solicitado por e-mail?

7) Atendimento individualizado familiar.

8) Presta-lhe assistência Jurídica, inclusive previdenciária com advogado próprio (não apenas recomendado)?

9) Fornece-lhe relatórios clínicos, diagnósticos e procedimentos, bem como relação de medicações utilizadas por escrito, sempre que solicitada?

10) Tem mais de cinco anos de funcionamento?

11) Proporciona suporte gratuito em consultório até seis meses após a internação?

12) Não tem queixas no Procon, conselhos de classe, justiça e outros?

Sempre em busca do melhor tratamento e cura, sejam nos problemas de depressão, drogas ou álcool. Oferecemos atendimento de excelência 24h por dia, dando total apoio e suporte aos familiares desde a remoção de nossos pacientes.

Ligue agora e saiba mais sobre os serviços através do telefone (19) 3877-2579 ou se preferir acesse a área de contato e deixe uma mensagem, que em breve um de nossos profissionais entrará em contato.

Conheça a Clínica Huxley

Nós ligamos pra você!