A dependência química é uma doença crônica e multifatorial, isso significa que diversos fatores contribuem para o seu desenvolvimento, incluindo a quantidade e frequência de uso da substância, a condição de saúde do indivíduo e fatores genéticos, psicossociais e ambientais. Os motivos para o uso de drogas são diversos e hoje em dia, fazem muitas pessoas de vítimas.
Confira passo a passo de como funciona um tratamento de dependência química em um clínica de recuperação.
1. Avaliação
Nessa etapa é muito importante a ajuda de profissionais para avaliar a saude e a situação que se encontra o usuário. As conversas, o carinho e cuidado devem estar presentes nessa etapa. Durante as etapas e preparação o paciente dependente precisa encontrar suas próprias motivações internas para interromper o uso da droga.
Na fase inicial do tratamento o paciente passará por desintoxicação medicamentosa, a equipe multidisciplinar fará avaliação completa do paciente para definir um plano de tratamento, que é individual para cada paciente.
2. Exames
São feitos muitos testes e exames como eletrocardiograma, mapeamento cerebral, avaliação neuro psiquiatria, diagnóstico psiquiátrico, avaliação nutricional, estimulação magnética transcraniana, entre outros. O que não se informa normalmente é que, a abstinência (quando se para a ingestão de drogas e/ou álcool) é um momento extremamente crítico e o mais perigoso do processo terapêutico.
Cuidado! O número de complicações e riscos de internar uma pessoa sem os cuidados acima é altíssimo e, muitas vezes pode ser fatal.
Por exemplo, um usuário de Crack que está usando continuamente a droga sem dormir e sem alimentar-se pode estar com seus componentes sanguíneos e nutrientes alterados. Sem os cuidados adequados, esta pode ser uma situação de alto risco. Sem uma sedação leve o risco de agressões e suicídio é muito elevado, pois o paciente muitas vezes está irritado, muito depressivo e com forte anseio pela droga.
Outro exemplo, no caso do uso predominante de álcool, quando na abstinência, o risco de crises convulsivas e distúrbios hemodinâmico pode chegar facilmente ao óbito, se não tratados adequadamente.
3. Tratamento, prevenção de abstinência e construção de um projeto terapêutico
Nessa fase, será traçado um plano de tratamento específico para o paciente. As drogas causam importantes efeitos no cérebro e no organismo, por isso são feitos acompanhamentos com profissionais. A interrupção súbita do uso de algumas drogas pode causar efeitos e sensações desagradáveis. O Uso controlado de alguns medicamentos mediantes aos exames também serão aplicados por profissionais. Essa fase é uma passo de extrema importância para concretizar o tratamento.
4. Reabilitação e prevenção de recaídas
Essa fase passa, por vezes, pela avaliação neuropsicológica para se avaliar problemas na concentração, memória, nas funções executivas ou outros aspectos que possam influenciar na tomada de decisões do paciente. Caso haja algum déficit um tratamento de reabilitação neuropsicológico pode ser indicado. A outra etapa é a preparação para o retorno a uma nova vida, convívio com pessoas e situações. Esta etapa pode ser feita por uma equipe multidisciplinar ou com a ajuda de uma comunidade terapêutica de qualidade. O tratamento de prevenções para recaídas também é muito importante.
Esses são os 4 passos base que um Clínica de Recuperação deve seguir no tratamento. Saiba aqui, como avaliar um Clínica de Reabilitação.
Sobre a Clínica Huxley
Hoje a Clínica Huxley possui tratamentos para dependentes químicos(álcool e drogas) e depressão. Utilizando métodos consagrados da comunidade científica internacional e também de comunidades terapêuticas de todo o mundo, para a recuperação de seus pacientes. Com o crescimento alarmante do número de dependentes químicos, foi desenvolvido um projeto terapêutico adaptado às necessidades específicas de cada faixa etária e sexo, afetada pela adicção, ou seja, o paciente é avaliado pela equipe multidisciplinar e será elaborado um programa de tratamento específico para ele. Com linguagem e conteúdo direcionado, objetivando o resgate social e comportamental destes indivíduos.
Equipe
A equipe que responsável pelo tratamento é composta por:
- Médico Psiquiatra
- Psicólogos
- Terapeutas
- Enfermeiros padrão e Auxiliares de enfermagem
- Educador Físico
- Coordenadores e monitores de unidade
Preencha o formulário abaixo e entre em contato com um de nossos profissionais. Estamos prontos para te ajudar! Clique aqui e veja as dúvidas frequentes sobre um Clínica de Recuperação e o Manual de Internação.