Remédio são drogas? Remédios psiquiátricos podem fazer mal ao dependente químico?
Existe um grande tabu nas relações de tratamento de dependência química e o uso de remédios psiquiátricos. Isso porque, a sociedade aprendeu a julgar os remédios psiquiátricos como “drogas” e assim tem a falsa impressão de que quem faz o tratamento químico utilizando medicações psiquiátricas apenas está substituindo uma droga por outra.
“Esse tema me irrita muito…As pessoas falam assim: Você usa droga e vai fazer o uso de medicações, mais você vai usar medicações psiquiátricas ou seja, vai trocar uma drogas pela outra, vai ficar na mesma…algumas clínicas terapêutica, diz para o paciente: Pega uma enxada aí, vai rezar, você não vai no psiquiatra. Isso aí atrapalha a vida de muita gente!”– Explica o Médico Psiquiatra Fábio Pinheiro.
Nesse conteúdo, vamos explicar a relação entre o tratamento psiquiátrico e o tratamento de dependência química e a importância do uso de medicamentos na dosagem correta para o êxito do tratamento. Boa leitura!
Quais as principais drogas mais consumidas no Brasil?
Porque muitas pessoas acreditam que os remédios psiquiátricos são drogas?
Alguns centros de terapia, sem nenhum estudo ou âncoras médicas, acabam convencendo a família do dependente que o uso de medicações é “trocar uma droga por outra”, e essa afirmação além de ser errada pode comprometer muito a saúde do dependente. O uso da medicação, na dosagem correta, após uma série de exames para identificar o caso clínico de paciente, é extremamente importante para o tratamento de recuperação, por mais que os medicamentos psiquiátricos possa causar dependência– caso não seja usado e administrado corretamente-.
“As medicações psiquiátricas têm o poder se criar dependência, as chances são pequenas, eu tenho certeza que a dependência das medicações psiquiátricas é bem menor do que da cerveja, cerveja é álcool e o álcool é uma da adicções mais fortes que existe e vende em toda esquina e ninguém fala que vicia, e cerveja é droga sim”– ressalta o Dr. Fábio Pinheiro.
Qual a importância das medicações psiquiátricas dentro do tratamento de dependência química?
Quando um paciente inicia um tratamento de dependência química, são realizados diversos exames para verificar o estado clínico do mesmo. A partir desses exames, são definidos os rumos do tratamento dentro de uma clínica médica.
As consultas com o médico psiquiátrica torna-se frequente dentro do tratamento, e assim, alguns pacientes necessitam da ajuda de remédios, com o acompanhamento médico, para se curar da dependência química severa. Nesses casos, são extremamente necessário o auxílio de medicações psiquiátricas.
A diferença entre drogas e remédios psiquiátricos
Remédio psiquiátrico não tem nenhum comparativo com drogas de rua. Os remédios psiquiátricos são terapêuticos, quando o paciente termina de tomar a medicação com as doses corretas, eles estão melhores do que quando iniciaram. Os medicamentos, são feitos através de estudos, em laboratórios éticos, com farmacêuticos e controle de qualidade para o tratamento de doenças psiquiátricas.
“São feitos diversos exames e acompanhamento de efeitos colaterais, para o sucesso do tratamento do paciente”, ressalta o Dr. Fábio Pinheiro, sobre o controle e segurança do uso das medicações.
Já as drogas são cada vez são mais degradantes para a saúde, quando se começa o uso, a pessoa a cada dia fica pior. As drogas são feitas de modo clandestino, usando misturas que são prejudiciais à saúde.
“O que me deixa descontente com esse tipo de afirmação: “vai largar uma droga por outra droga”, é assim, muitas pessoas se não tomarem remédios psiquiátricos, dificilmente vai largar de uma dependência química severa”, finaliza o Dr. Fábio Pinheiro.
Antes de qualquer coisa, é imprescindível que qualquer tratamento seja realizado por meio de uma clínica de reabilitação, com equipes capacitadas para acompanhar cada caso. Jamais tente indicar um remédio para abstinência de droga sem a consulta prévia de um profissional da saúde.
E você, sabia que as medicações psiquiátricas podem ajudar no tratamento de dependência química? Continue acompanhamento nosso blog para mais informações como essa. Até a próxima!
“quando o paciente termina de tomar a medicação com as doses corretas, eles estão melhores do que quando iniciaram. ”
Que mentira aberta, muitos remédios causam colaterais irreversíveis.
Alguns até mesmo desconhecidos a longo prazo, e isso está na bula.
“Já as drogas são cada vez são mais degradantes para a saúde, quando se começa o uso, a pessoa a cada dia fica pior.”
Muitas substâncias consideradas drogas, qdo usadas de forma terapêutica na dosagem correta, deixam os indivíduos “melhores do que quando iniciaram.”