A droga considerada mais forte do mundo é a Krokodil. A Krokodil surgiu na Sibéria e na Rússia Oriental. Trata-se de uma droga injetável via intravenosa. É uma versão da Heroína com um custo menor.
Krokodil, significa em português Crocodilo. É utilizado esse nome, porque a substância faz com que a pele do usuário fique cheia de úlceras, esverdeada e escamosa, parecida como a pele de um crocodilo.
A Krokodil se destaca pela sua capacidade grave de destruição do corpo humano, causando sérias lesões, nunca antes observada em nenhuma substância química. Essa droga, apresenta chances altas de vício desde o primeiro uso, e sua ação e efeito são bem rápidos e destrutíveis.
Preparamos esse conteúdo, para que você conheça mais sobre a droga mais forte do mundo. Boa leitura!
O que é Krokodil?
A substância principal encontrada no Krokodil é a desomorfina, que é uma espécie de morfina sintética. Essa droga, pode ser fabricada facilmente, a partir de substâncias conhecidas, como a codeína (medicamente indicado para dor, que pode ser comprado em farmácias), junto com gasolina, ácido clorídrico, iodo e fósforo vermelho. Por conta da quantidade de produtos utilizado na fabricação da droga, é fácil perceber que a composição é extremamente tóxica e com muitas partículas de impurezas.
Quais são os efeitos da droga mais forte: Krokodil?
O Krokodil tem efeitos bem semelhantes aos da Heroína, sendo a desomorfina a responsável por induzir euforia e efeitos ansiolíticos. A desomorfina, também pode causar a liberação de dopamina e serotonina, e também outros neurotransmissores relacionados, que produzem a sensação de prazer.
A combinação prejudicial de tantos produtos químicos tóxicos resulta em várias complicações de saúde, como:
Precisa de ajuda para tratamento médico profissional?
- Infecções de pele no local da injeção
- Úlceras
- Infecções nos vasos sanguíneos
- Manchas escamosas de pele
- Envenenamento sanguíneo
- Infecções dos tecidos
- Gangrena
- Respiração deprimida
- Funcionamento mental pouco claro
- Náuseas e vómitos
- Tranquilização
- Hipotermia (temperatura corporal mais baixa do que o normal)
- Coma (devido a overdose)
- Amputação eventual dos membros afetados
- Comprometimento da fala
- Perda de habilidades motoras
- Comprometimento ou perda de memória
- Morte
Contudo, ao contrário da Heroína, o Krokodil não possui efeito prolongado. A Heroína pode provocar efeitos que duram horas, enquanto o Krokodil pode provocar efeitos de no máximo uma hora e meia.
Como o organismo humano não é capaz de eliminar a substância, ela permanece no sangue, acabando por decompor a carne e os músculos no sentido de dentro para fora. Muitas vezes, os usuários são obrigados a amputar membros do corpo por necrose.
O uso do Krokodil gera dependência física e psíquica severas, e o usuário, ao parar de usá-lo, apresenta graves sintomas de abstinência e uma série outros problemas como insônia irritabilidade e ansiedade. Esses sintomas se tornam cada vez mais frequentes, fazendo com que o usuário não consiga mais largar a droga.
Quais são os danos para saúde?
Por ser a droga forte do mundo e extremamente perigosa, seus efeitos e danos a saúde são bem graves. Essa droga também provoca danos nos vasos sanguíneos e nos locais na aplicação de injeção na pele, causando necrose e gangrena. As lesões podem ser tão grandes, que deixam músculos e ossos expostos.
Vale lembrar que, os efeitos não ocorrem apenas nos locais de injeção da droga, podendo espalhar-se por todo o corpo, atingindo, por exemplo, o sistema nervoso, sistema endócrino, fígado, rins e até o cérebro.
Com tão poucos casos estudados de perto, os efeitos a longo prazo do uso do Krokodil ainda são pouco claros e alguns desconhecidos. Além disso, os usuários muitas vezes não vivem o suficiente para determinar o impacto do uso depois de muitos anos, tornando assim a Krokodil a droga mais perigosa e forte do mundo.
Você já conhecia a Krokodil? Aproveite para entender mais sobre a dependência química e sobre as drogas mais consumidas no Brasil em nosso Blog.