(19) 3877-2579 [email protected]

Você já ouviu falar em internação psiquiátrica? Sabe o que significa esse termo? 

A internação psiquiátrica é uma forma de tratar crises severas de transtornos mentais e dependência química. Existem alguns sinais importantes que devem ser analisados e diagnosticados para entender a necessidade ou não de uma internações psiquiátricas e se ela é de fato eficaz.

Em alguns casos é uma medida necessária, principalmente quando o paciente coloca a sua própria vida em risco ou a vida de terceiros.

Existem muitas dúvidas a respeito desse tema. Por isso, com base em um vídeo gravado pelo Médico Psiquiatra Dr. Fábio Pinheiro, criamos esse post, para explicarmos tudo sobre a internação psiquiátrica, como ela funciona e quando é necessária. 

Dúvidas Frequentes

Uma internação psiquiátrica é realmente necessária? Ela funciona?

A internação psiquiátrica é um tratamento para pacientes que apresentam alguns transtornos mentais graves ou dependência química, a fim de zelar por sua vida e a vida de terceiros.

Alguns casos que é realmente necessário realizar a internação psiquiátrica e o porquê:

  • Quadros de depressão grave

Um primeiro exemplo seria uma pessoa está com crises de depressão severa, que até mesmo os remédios podem não estar mais fazendo efeitos. Esses casos costumam ser muito críticos e, inclusive, pode levar a pessoa a cometer atos impensados, como o suicídio.

  • Ações violentas

Um outro caso, seria uma pessoa que coloca em risco a vida de terceiros, como no caso de alguém com ciúmes excessivos em um relacionamento. Algumas crises extremas de ciúmes, pode fazer com que ela pratique insanidades, não somente a sua própria vida como também a de terceiros.

  • Exposição grave colocando a vida de terceiros em risco

Um outro caso, que a internação psiquiátrica também é muito eficaz, seria quando há exposição social grave na sociedade, afim de perder até mesmo uma profissão. Ou seja, um exemplo simples disso é um médico, totalmente embriagado, com a fala embaraçada e até mesmo não conseguindo se equilibrar, estar atendendo pessoas em pronto socorro, colocando a carreira dele como médico e a vida das pessoas em risco.

  • Incapacidade

Em um último caso, a incapacidade grave de alguns cuidados. Alguns problemas mais graves como psicose, doenças mentais graves, e outros transtornos, podem fazer com que a pessoa não consiga mais se cuidar, com ir ao banheiro, tomar banho, comer, trabalhar, e etc. Nesse caso, ela precisa viver em um ambiente protegido, aos cuidados de uma equipe médica e passar para um tratamento. 

Nesses casos acima, a internação psiquiátrica tem 100% de eficácia. É necessário fazer um diagnóstico para identificar o porquê a pessoa está com esse comportamento para ser indicado o melhor tratamento.

A internação psiquiátrica é eficaz contra dependência química?

Sim, ela é eficaz e extremamente necessária!

Uma pessoa internada ela vai receber um tratamento próximo, recebendo as doses corretas de medicação, os efeitos da droga vão ser mensurado com muita mais precisão, o diagnóstico vai ser feito com uma precisão técnica bem maior e o acompanhamento médico em tempo integral.

Além de estar mais protegida e livre de influências do ambiente, económicos e sentimentais. Certamente uma pessoa quem tem uma patologia psiquiátrica que leva a ser internada, se a intenção for bem executada, ajudará muito para que o resultado positivo.



Precisa de um tratamento sério e com profissionais responsáveis?
Ligue para nós: (19) 3877-2579



Quando é melhor buscar uma internação em clínica de recuperação?

Uma das consequências do uso abusivo de drogas é a possibilidade de desenvolver um quadro depressivo no paciente. Não somente a depressão, mas uma série de doenças mentais e psicológica. Não é uma regra geral, mas é muito comum entre os principais casos. Isso se explica por diversos fatos, a começar pelo próprio efeito de alguns entorpecentes que causam angústia, medo, paranoias etc.

Dificilmente um dependente em um quadro desse consegue se livrar sozinho do problema, e, mesmo com o apoio de familiares, é necessário e urgente a busca por ajuda profissional. Nesse caso, a internação psiquiátrica para dependentes químicos em uma clínica de recuperação especializada, é muito eficaz. 

Enfim, independentemente se o caso é para uma internação psiquiátrica para transtornos ou em clínica de recuperação para dependência química não tenha medo ou vergonha de procurar ajuda profissional, pois os tratamentos são eficazes e podem salvar vidas! Confira abaixo o vídeo do Dr. Fabio Pinheiro comentando mais sobre o assunto.



Nós ligamos pra você!