(19) 3877-2579 [email protected]

O vício em drogas e álcool é destruidor, seja para quem usa ou para quem está ao redor, como a família. A dependência é uma doença crônica que atinge muitas pessoas de diversas idades, sexos e classe social. Uma das principais características do dependente químico é a dificuldade de assumir seu vício e entender que este problema é uma doença que precisa ser tratada. Em alguns casos, a pessoa até tem consciência de que seus hábitos e comportamentos são prejudiciais, mas este indivíduo geralmente acredita que é plenamente capaz de simplesmente parar com o vício quando quiser.

Neste artigo, separamos algumas dicas para largar as drogas e o momento certo de procurar ajuda.

O que é vício?

Uma pessoa que tem vício por algo, o dependente químico, é alguém que desenvolveu a necessidade psicológica e biológica de ingerir determinada substância química periodicamente.
O consumo dessa substância pode trazer conforto psicológico, acalmar estados de ansiedade, estados impulsivos ou violentos relacionados à ausência delas no organismo. Ou seja, quando a pessoa não consome a substância, pode ter as chamadas crises de abstinência.
O vício faz com que a pessoa perca o controle sobre o desejo de consumir a droga e, com o tempo, pode levar a alterações cada vez maiores nas relações sociais, no corpo da pessoa e em suas condições psicológicas, provocando mudanças bruscas na vida do dependente.

É possível se livrar do vício das drogas sozinho?

Essa é uma dúvida de muitas pessoas, já que algumas vertentes defendem que qualquer pessoa pode se libertar do vício, desde que tenha determinação, força de vontade e foco.
Como sabemos, essa resolução pode sim funcionar para algumas pessoas, mas não é uma regra absoluta e muitas vezes não muito eficaz. Isso significa que cada indivíduo reage de maneira distinta — considerando sempre as peculiaridades de cada um (que tem fortalezas e fraquezas diferentes).
É possível se livrar do vício das drogas sozinho, mas pode ser muito mais difícil do que pensamos. Isso porque existem diversos fatores internos e externos que influenciam nessa tomada de decisão do dependente e ajuda da família.

Qual o momento de procurar ajuda ?

Algumas dicas para largar as drogas estão relacionadas a determinadas atitudes e ações que o usuário toma no momento da dependência. Quando elas são evitadas, as chances de abandonar o vício ou obter maior sucesso em um tratamento são muito maiores. A resposta correta seria: em todo momento em que o uso começa! Procurar ajuda é essencial. Quanto mais rápido você procurar ajuda, mais fácil será o tratamento.
Muita gente se ilude ao usar essa ideia como uma estratégia para largar as drogas. Dificilmente, ela será eficaz para um dependente químico. É preciso entender que a dependência química é uma doença e ela tem medicamentos específicos, além de terapias e outros métodos para combater o vício. Reduzir as doses não é o procedimento mais fácil e nem o mais adequado. O ideal é cortar, de vez, o uso das substâncias, no entanto, conseguir isso sozinho não é uma tarefa simples.

Quais são as vantagens de uma clínica de reabilitação?

Uma Clínica de Recuperação, é um lugar especializado para a recuperação de pessoas com algumas determinadas doenças, entre ela a dependência química, alcoolismo e depressão. A Clínica é composta por um equipe de profissionais como psicólogos, médicos, psiquiatras, nutricionistas, terapeuta, enfermeiros, educadores físicos, entre outros, que ficam a disposição por tempo integral ajudando o paciente em sua recuperação.
Imagine-se em um lugar que ofereça todo o suporte físico e mental para a libertação de vício de drogas. A tarefa de libertar-se do consumo fica mais fácil, concorda? É exatamente isso que uma clínica faz: oferece médicos e especialistas para acompanhar cada um dos usuários.
Isso significa que ele pode entender a abstinência que seu organismo sente, os efeitos que a ausência de droga causa à sua mente, como lidar com a situação, os estragos que isso traz para a família e vários outros detalhes.

A infraestrutura oferecida é outra vantagem um tanto quanto considerável. Essa é uma forma de fazer com que a pessoa se sinta bem e, ao mesmo tempo, longe de todas as tentações.
Dentro de uma clínica, o dependente tem acomodações confortáveis e limpas, alimentação adequada e atividades constantes. Tudo isso é essencial para a evolução do tratamento, além de ser uma das maneiras mais eficientes de fazer com que o corpo fique livre dos efeitos, longe das recaídas e se acostume com uma nova rotina.
Existe também os grupo de apoio dentro da clínica. Passar por isso ao lado de outras pessoas que vivenciam a mesma luta também pode facilitar bastante. Isso acontece porque os usuários entendem que não estão sozinhos nessa, mas veem que outras pessoas passam pelos mesmos conflitos e dilemas.

 

Essa é a melhor maneira de entender tudo o que seu corpo sente e, com todo amparo necessário, libertar-se do vício que o uso de drogas traz.

Nós podemos te ajudar! Deseja um contato conosco? Clique no botão abaixo e preencha o formulário, nos entraremos em contato com você!

 

 

 

Nós ligamos pra você!