Conheça um pouco sobre o profissional enfermeiro que trabalha em Clínicas de Recuperação, como ele pode ajudar durante o tratamento, suas atuações e importância!
Sabe-se que o consumo de drogas é um mal que está crescendo cada vez mais no mundo todo, levando pessoas a se tornarem dependentes químicos.
A dependência química é uma doença crônica, progressiva e fatal, que se caracteriza pelo consumo descontrolado de drogas e dependência de substâncias químicas.
A dependência em substâncias químicas traz diversos malefícios e consequências à saúde. Para que o indivíduo consiga se livrar do vício de maneira saudável e concreta, é necessário acompanhamento de uma equipe multidisciplinar e o tratamento adequado dentro de uma clínica de recuperação.
Preparamos esse conteúdo, para que você conheça o papel da enfermagem no tratamento de dependência química. Boa leitura!
Como funciona o tratamento de dependência química?
O tratamento de dependência química se baseia em 4 pilares: A desintoxicação, o apoio e motivação, a reabilitação e a manutenção.
Na primeira etapa de desintoxicação, o usuário passa por terapias e exames, que são importantes para iniciar o tratamento. Com o resultado dessa primeira etapa, é determinado o melhor tratamento para essa pessoa.
Na segunda fase de apoio e motivação, toda equipe multidisciplinar é apresentada e o tratamento é iniciado e guiado. Nessa fase, é extremamente importante o apoio familiar.
Na terceira fase é o momento que o paciente precisa de ajuda para desenvolver atividades de modo que ele consiga se reabilitar, ou seja, melhorar suas capacidades mentais no que se refere à vida, aprendizagem, trabalho, socialização e adaptação de forma mais normalizada possível.
Na quarta e última fase é conhecida como manutenção. Nesse período a pessoa pode ficar mais vulnerável a ter recaídas e por esse motivo é tão essencial essa fase.
Evitar a abstinência é imprescindível para o controle da doença. Uma vez que o paciente recai, mesmo que com a menor quantidade da substância, já é o suficiente para o retorno ao padrão de uso anterior, sem limites e de maneira compulsiva.
Ainda, que cada caso é único e existem diversas formas de tratamento, que será definido dentro das 4 etapas pilares do tratamento de dependência química.
Precisa de ajuda para tratamento médico profissional?
O Profissional Enfermeiro: Qual é a atuação dentro de uma clínica de recuperação
A equipe de enfermagem mantém o contato direto com o paciente por mais tempo e por esse motibo a atuação desse profissional dentro de uma clínica de recuperação é muito importante.
A assistência de enfermagem na reabilitação tem como principais objetivos auxiliar o paciente a se tornar independente o máximo que puder dentro de suas condições, promover e incentivar o autocuidado através de orientações e treinamento de situações, preparar o dependente químico para uma reabilitação da vida social, da melhor maneira possível e com qualidade.
Além disso, esses profissionais têm grande conhecimento em reconhecer problemas relacionados ao uso de drogas no decorrer do tratamento. A equipe de enfermagem, é essencial para o funcionamento de uma clínica de recuperação.
Outra dever importante do enfermeiro é medicar o paciente, conforme seu tratamento nos horários corretos.
Para atuar na área de enfermagem dentro de uma clínica de reabilitação, é necessário ter alguns conhecimentos específicos como:
– Reconhecimento de problemas, por mais simples que seja, que esteja relacionado com o uso de drogas, que só será percebido e identificado no decorrer no tratamento.
– Transtornos de abstinência.
– Tipos de drogas e sua atuação dentro do organismo.
– Dependência Química.
– Fundamentos de psiquiatria e saúde mental.
– Aspectos psicossociais, que estão diretamente associados a uso de drogas.
– Crises de pânicos e demais transtornos relacionados ao uso de drogas.
– Tratamento para dependência química.
Para se especializar nessa área, é aconselhável que o enfermeiro faça cursos ou pós graduação em saúde mental ou dependência de substâncias.
Qual o papel de um enfermeiro dentro do tratamento de dependência química?
Como já falamos acima, o papel de um enfermeiro dentro de uma clínica de recuperação e dentro do tratamento de dependência química é essencial.
Separamos abaixo, as principais características sobre o papel do enfermeiro dentro do tratamento de dependência química.
Boa conduta
Um dos pilares do tratamento de dependência é o apoio e motivação, papel essencial para equipe de enfermagem criar vínculos com os pacientes. Nessa fase, a boa conduta do enfermeiro é muito importante para auxiliar no início do tratamento.
Nesse momento, o enfermeiro precisa demonstrar empatia e escutar cada paciente. Desmontar apoio, motivação e solidariedade.
Alguns pontos principais dentro da boa conduta são: aconselhamento, motivação e integração com as demais equipes que irão participar de maneira ativa no tratamento.
Conhecer mais sobre a origem do problema
Quando uma pessoa chega dentro da clínica de recuperação para iniciar o tratamento, é normal que ela se sinta incomodada, com medo e confusa com todo o procedimento. Por isso, muitas vezes, logo de início, alguns gatilhos e pontos importantes podem passar despercebidos.
Portanto, a equipe de enfermagem que terá mais contato com o paciente poderá entender melhor alguns pontos que podem auxiliar no tratamento.
Algumas perguntas que podem investigar melhor são: Qual substância você mais usa? Quando você começou a usar? Quais eram os motivos que despertavam o desejo de consumir a droga? Alguém da sua família usa? Você tem algum outro problema de saúde?
Nesse momento de investigação, ser o mais sutil e demonstrar interesse na resposta, colabora para uma boa investigação.
Alguns outros pontos importantes também podem ser investigados como: Distúrbios leves não percebidos anteriormente, cuidados e higiene pessoal, medo e insegurança, perda ou ganho de peso, insônia ou excesso de sono.
Pontos importantes
Alguns cuidados importantes que se relacionam a equipe de enfermagem, é o cuidado e acompanhamento em todo processo e perigoso do tratamento de recuperação.
Para que o tratamento tenha sucesso, alguns cuidados devem ser responsabilidade do enfermeiro como empatia, sensibilidade, aceitação e preocupação com a integridade da pessoa.
Por fim, a equipe de enfermagem deve:
– Impedir que os pacientes tenham acesso a sala de medicações.
– Garantir que os pacientes façam o uso correto de medicações nos horários corretos.
– Esclarecer para o paciente o motivo de sua internação, as regras da instituição e o que se espera dele.
– Sempre ajudar na higiene pessoal e garantir que isso está ocorrendo.
– Estar atento a rotina correta, como alimentação e se o paciente está cumprindo seu tratamento corretamente.
Grande parte do sucesso do tratamento da dependência química depende da atuação de uma equipe de enfermagem dedicada e qualificada, que seja comprometida para que o paciente cumpra com o tratamento sem dificuldades.Você conhecia sobre a importância do papel da equipe de enfermagem dentro do tratamento para dependência química?
A recuperação de dependentes de drogas exige um comportamento ativo da família e da equipe multidisciplinar. Conheça mais sobre os tratamentos de dependência química oferecidos pela Clínica Huxley.