(19) 3877-2579 [email protected]
Escolha uma Página

Nesta matéria iremos mostrar um outro lado da dependência, como ela pode iniciar ou piorar em famílias desestruturadas. Essa pergunta do título muitas vezes é feita como afirmação: 

A culpa é da droga!

É fácil relacionar o consumo de drogas com certas atitudes tomadas por dependentes, que lúcidos, você poderia jurar que não fariam.

Atitudes como desobedecer a mãe, confrontar o pai, ameaçar a família, atacar os avós ou qualquer um que “atrapalhe” o modo que ele quer levar sua vida usando drogas.

Antes de mais nada, você já parou para analisar?  

Hoje, cada vez notamos o aumento de famílias desestruturadas, sendo as principais causas brigas por traição, divórcios, falta de comprometimento e de diálogo, ciúmes exagerados, excesso de cobranças, falta de empatia com o marido, filho ou parente.

Essas situações, sem um diálogo e paciência, podem gerar comportamentos negativos, reações de forma agressivas e manipuladoras, se fazendo de “vítima”, conseguindo manipular quem está ao seu redor, ou seja, seu companheiro(a) ou filho, causando ainda mais desentendimentos.

Famílias desestruturadas

Uma família bem estruturada é essencial à formação das crianças e jovens, ajudando em seu desenvolvimento como futuros membros da sociedade.

Durante essa idade, a família se torna exemplo para toda sua vida, carregando os valores fundamentais, como afeto e cumplicidade. 

Atualmente estudos psicológicos comprovam a relação da família sendo essencial no ser humano e quando essa relação entre pai, mãe, filho e irmãos é desequilibrada, com muitos atritos, podem desencadear uma série de sofrimentos psicológicos e patológicos principalmente durante o desenvolvimento da criança e adolescente.

Ou seja, a criança e adolescente que cresce em um ambiente hostil, com muitas brigas, discussões, falta de atenção e acompanhamento, tende desenvolver algum tipo de transtorno emocional e sentimentos diversos (ódio, desespero, angústia, tristeza) e transtornos psicológicos como ansiedade, pânico, depressão entre outros. 

A falta de uma estrutura familiar, afeta diretamente um indivíduo, tanto positivamente como não.

As consequências

E o que pode acontecer com essas crianças e jovens que vivem em meio a uma família desestruturada

Uma das principais atitudes observadas por esses indivíduos é o uso de drogas e álcool, o qual busca um “alívio” para sua dor.

A busca por um momento longe de tudo, longe daquele mundo, de brigas e discussões, em busca da paz e esquecimento, o qual algumas drogas e bebidas podem oferecer temporariamente.

Porém já conhecemos as consequências do uso de drogas, além de se tornarem dependentes, o estado do paciente pode agravar ainda mais, deixando sua saúde mental e física ainda mais debilitada. 

Podendo até ocasionar em morte!

O Amor Cura!

Felizmente nós seres humanos, temos a capacidade de recomeçar! 

Recebendo amor, afeto, compreensão, e uma reestruturação com ajuda espiritual e médica, o dependente encontra a liberdade! 

A família também deve recomeçar, com ajuda certa, podemos reconstruir um novo caminho, trazendo um novo sentido à vida dos membros.

Resumo

Contudo nem toda criança e ou adolescente se tornarão usuários de drogas por causa de sua família, como já vimos em outras matérias, o fator psicológico é um forte motivador

A droga pode entrar na vida de diversas maneiras, mas para livrar-se é muito mais difícil. 

Mas quando uma família é estruturada e possui amor, paciência e comprometimento, o familiar receberá atenção médica devida, sua recuperação será mais fácil. 

Entenda mais, leia nossa matéria sobre a importância da família durante a recuperação.

como sair das drogas, familias desestruturas, fatores que causam a dependência

Baixe nosso Ebook Grátis!

Fácil de entrar, difícil de sair.

Existem vários estudos que buscam investigar os motivos que levam um indivíduo a se arriscar e se expor ao mundo das drogas, mas as conclusões nem sempre são claras.

Por isso preparamos dicas que tem ajudado pessoas que já passaram pela dependência química e tem superado seus vícios a cada dia.

Um lugar onde o tratamento é iniciado com amor.

A Clínica de Recuperação Huxley oferece um tratamento de excelência sempre baseado no amor ao próximo, sendo um dos maiores e mais completos centros de diagnósticos, tornando-se referência em todo Brasil no tratamento de dependência e depressão.

Focamos no auxílio à família e ao transporte seguro, profissional e qualificado do paciente, para isto é enviado ao local uma equipe que fará com que esse processo difícil e dolorido seja efetuado da maneira mais tranquila e sem traumas para todos os envolvidos. 

4.5 2 votes
Article Rating