(19) 3877-2579 [email protected]
Escolha uma Página

Mistura Mortal: Drogas e o estresse

Você sabe como o corpo reage a Droga e o estresse?

Você já deve ter ouvido falar a seguinte frase: eu tenho baixa imunidade, pego gripe com muita facilidade. Você entende o motivo pelo qual leva uma pessoa a falar falam isso?

Da mesma maneira, você já parou para pensar que o uso de drogas e o estresse também estão muito relacionados com a baixa imunidade? 

Não? Então, venha conosco que vamos explicar tudo sobre esse assunto. Vamos lá?

drogas e o estresse

Entenda o que é baixa imunidade

Primeiramente, vamos explicar o que é baixa imunidade.

Vamos lá: o nosso sistema imunológico é formado por uma coleção de tecidos, células e órgãos que trabalham em conjunto com o objetivo de proteger o nosso organismo contra diversas doenças e agentes invasores (como bactérias, vírus — inclusive, o Coronavírus —, fungos e parasitas).

As células imunes estão localizadas em diferentes órgãos (como medula óssea, intestino e baço) e circulam pelo sangue. Dessa maneira, quando uma pessoa está com algum problema na imunidade, há um atraso na resposta do nosso organismo para combater os agentes patogênicos. Em outras palavras, o nosso corpo fica muito mais propenso a ficar doente.


drogas e o estresse

Veja quais são os principais sintomas da baixa imunidade

Os sintomas mais comuns de uma pessoa com baixa imunidade são as infecções recorrentes (como herpes e amigdalite). As doenças simples também costumam se agravar com mais facilidade, como é o caso do vírus da gripe (tanto da Influenza quanto do Coronavírus). No entanto, também podem surgir outros sintomas, como:

  • calafrios;
  • febre;
  • cansaço excessivo;
  • vômitos;
  • diarreia;
  • manchas avermelhadas;
  • dentre outros.

drogas e o estresse

A a relação do uso de drogas com a baixa imunidade

De acordo com a pneumologista do Hospital Santa Lúcia, Clarice Freitas, ao falar sobre a pneumonia, destaca algo bem importante e que nos ajuda a entender melhor qual é a relação das drogas com a baixa imunidade. Veja:

“[…] pessoas com doenças crônicas (como diabetes ou outras que diminuam a imunidade), alergias ou que tenham o hábito de fumar, consumir álcool ou outras drogas ficam mais vulneráveis à ação destes agentes”.

Portanto, quando uma pessoa tem o hábito de consumir drogas (seja elas quais forem), proporcionam um retardo nas defesas do organismo. Consequentemente, ficam mais suscetíveis a contrair doenças.



Entenda qual é a relação do estresse com a baixa imunidade

O estresse nada mais é do que o resultado das respostas mentais e físicas que são causadas por estímulos externos. Por exemplo, a forma como uma pessoa lida com os seus problemas do dia a dia interfere diretamente no estado emocional do ser humano. 

Por isso, o estresse emocional baixa a imunidade do indivíduo e, consequentemente, torna-o suscetível a desenvolver uma série de doenças. Afinal, como vimos, o sistema imunológico é um dos principais responsáveis por mediar as respostas inflamatórias e imunes.

Muitos dos usuários utilizam drogas para se livrar de momentos de estresse, mas na verdade o que ele está fazendo é piorar ainda mais seu quadro clínico. A mistura de drogas e o estresse piora não só a recuperação de uma doença mas os sintomas que acompanham essas doenças.

Por isso quando uma pessoa está emocionalmente saudável, ela retorna ao estado normal rapidamente, mesmo depois de um momento crítico, conturbado e de tensão. Assim, evita sentimentos pessimistas e lamentações excessivas.

Como consequência, o corpo funciona bem, de uma forma equilibrada e há a liberação de hormônios que proporcionam felicidade e bem-estar para aquele indivíduo.

Você gostou de aprender qual é a relação do uso de drogas e o estresse com a baixa imunidade? Então, acompanhe o nosso trabalho nas redes sociais! Siga-nos no Instagram, curta a nossa página no Facebook e se inscreva em nosso canal no YouTube.