(19) 3877-2579 [email protected]

A ansiedade é um sentimento normal e muito comum, tanto na vida dos adultos, como das crianças, no entanto, quando essa ansiedade é muito forte e vira um doença ela impede a criança de viver sua vida normalmente. A ansiedade infantil pode ser notada com muita atenção dos pais, que de vem procurar ajuda o mais rápido possível para evitar futuros problemas.

Quando a criança começa a entrar numa crise de ansiedade crônica, os pais são muito importantes para tentar quebrar o ciclo e restaurar o bem estar nesse momento. Porém, essa tarefa pode ser bem complicada.

Ainda assim, algumas dicas que podem ajudar a controlar a ansiedade da criança incluem:

Principais sintomas de ansiedade infantil 

Os sintomas de ansiedade infantil muitas vezes não são tão fáceis de notar, por se tratar de sintomas quase comuns da infância, porem os pais devem ter muita atenção. Alguns sintomas são os mais comuns, como:

  • Estar mais irritada e chorosa que o normal;
  • Falta de motivação;
  • Ter dificuldade para pegar no sono;
  • Acordar mais vezes que o normal durante a noite;
  • Voltar a chupar o dedo ou fazer xixi nas calças;
  • Ter pesadelos frequentes.

Como ajudar a criança que sofre de ansiedade?

1. Dê valor para o que a criança está sentindo

É comum que os pais tentem falar para os filhos não sentirem medo. Porém o ideal é que se converse com a criança sobre seus medos e o que está sentindo. Assegure-se que se está do seu lado para a proteger e tentar ajudar a vencer a situação. Esse tipo de diálogo pode fortalecer o psicológico da criança.

2. Não tente evitar os medos

Crianças que estão sentindo ansiedade normalmente apresentam alguns medos. Nesse caso, o que se deve fazer não é tentar deixar a criança longe dessas situações e sim incentiva-la a vencer seus medos. No entanto, nunca obrigue uma criança a enfrentar seus medos uma vez que ela não queira. Converse com ela sobre isso e faça com que ela vá perdendo o medo aos poucos.

3. Tente diminuir o período de ansiedade e conheça a situação que causa a ansiedade

Uma forma de ajudar muito a criança a lidar com a ansiedade é mostrar que a ansiedade é um sentimento temporário. Sempre que possível, os pais devem tentar achar a razão daquela ansiedade e tenta diminuir seus efeitos, como por exemplo levar o filho ao cinema, fazer um passeio, um atividade física.
Além disso, certifique-se caso a criança esteja confortável conversar e tente pela conversa saber o real motivo de sua ansiedade.

4. Pratique atividades relaxantes

Esse é um método simples que pode ajudar a criança. Para isso, ensine a criança a jogar um jogo que gosta para relaxar, ouvir uma música e até mesmo assistir seu desenho favorito. Também uma atividade relaxante pode ser passear de bicicleta, jogar bola e brincar com seu brinquedo favorito.

Muitos pais não vão notar os primeiros sinais de ansiedade em uma criança, porque muitas vezes os sintomas da ansiedade nas crianças são amplamente diferentes do que nós imaginamos. Os sintomas comuns da ansiedade geralmente não aparecem até a idade da criança ir para a escola.

O ideal é tratar a ansiedade ainda na infância para evitar problemas futuros. Continue lendo as matérias de nosso Blog. Clique aqui e confira mais artigos sobre doenças psiquiátricas infantis. Até mais!

Nós ligamos pra você!