(19) 3877-2579 [email protected]

A depressão não tem hora nem lugar e nem situação para aparecer. Ela também não escolhe idade, sexo ou gênero. Todos estão sujeitos a ter a depressão. Existem diversos tipos de depressão que podem surgir a partir de um acontecimento, situação, problema, medo, decorrente a algum medicamento entre outras coisas.
Hoje vamos te explicar o que provoca a depressão e o que você pode fazer para evitar com que isso aconteça. Acompanhe a matéria.

O que provoca a depressão ?

Traumas, brigas e término de Relacionamento
Situações traumatizantes como o abuso sexual, sequestro, assaltado, ou motivos de relacionamento como traição e término, são pontos chaves para o surgimento a depressão, principalmente se já há histórico na família.

Bullying
Uma das grandes causas de depressão infantil é o bullying. Além de levar a depressão, o bullying pode causar grandes traumas emocionais e muitos problemas na vida adulta.

Doenças graves
Diagnósticos de doenças graves como HIV, câncer, AVC, ataque caridoso, por exemplo, também causa depressão, pois é preciso lidar com o tratamento doloroso e preconceito.Também, os familiares que vivem com a pessoa doente.

Uso de medicamentos
Muitos medicamentos podem levar a depressão. Por isso se há em sua família histórico de depressão, avise seu médico assim que ele te receitar o medicamento. Nunca tome medicamento por conta própria.

Luto
Fatores muito marcante como a morte de um ente querido ou amigo próximo pode acarretar uma série de dores emocionais e sim, desencadear a depressão. Nesse momento muito delicado é preciso ter cuidado.

Neurotransmissores alterados
Os neurotransmissores são uma área de comunicação do nosso cérebro, responsável pelas emoções. A baixa taxa de alguns determinados neurotransmissores, como a serotonina, tem chances altas de sofrer de depressão.

Estresse e Acontecimento marcantes
Seja no trabalho, vida amorosa, ou qualquer outra área o estresse é muito prejudicial a saúde. Não somente a saúde física, mas a emocional também, como alguns acontecimentos que marcam a nossa vida, um aborto, uma demissão por exemplo.

Uso de álcool e drogas
O uso de drogas principalmente maconha e cocaína são fortes gatilhos para depressão. Drogas podem levar a um descarga de euforia, felicidade e adrenalina, mas após algumas horas seu efeito acaba e o organismo sofre uma queda brusca dessa substância, o que explica a tristeza profunda após o uso.

O que fazer para EVITAR a depressão.
Seja qual for o ponto de partida da depressão, quanto mais rápida tratada, mais rápida curada. Depressão é um doença! É indicado o acompanhamento de um psiquiatra, onde ele indicará o melhor tipo de tratamento e se deve ou não entrar com medicação.
Marque também uma consulta com psicólogos, quando os sintomas de depressão como choro constante, cansaço excessivo a estão presentes a mais de 2 semanas e a pessoa não consegue passar essa fase sozinho. O psicólogo fará uma avaliação e indicará o tratamento adequado que pode durar de 6 meses a 1 ano.

Essa fase é difícil, porém, todo pode vender e ninguém precisa passar por isso sozinho.
Quer ler mais matérias sobre depressão ? Clique aqui. Ficou alguma dúvida ? Deixa nos comentários abaixo.

Nós ligamos pra você!