(19) 3877-2579 [email protected]

Conheça diversos exames realizados durante a internação, cada paciente fará ou não os exames baseado na análise do médico residente.

Eletrocardiograma :
O uso de álcool e drogas pode causar varias doenças cardíacas que devem ser diagnosticadas e tratadas, muitas delas com urgência . Além da ausculta cardíaca, o eletrocardiograma é um valioso instrumento de avalição. De baixo custo , pode salvar vidas e evitar complicações futuras .

O uso de drogas está fortemente ligado a hipertensão arterial , arritmias e infartos. Muitas vezes estes sintomas estão ”silenciosos “ pela ação anestésica da própria droga.

Nossa orientação:
Não interne usuários de longa data ou com mais de 30 anos ou com histórico de problemas cardíacos pessoais ou na família em locais nos quais uma avaliação adequada não seja feita.

Mapeamento cerebral:
O EEG é utilizado para diagnosticar a presença de qualquer tipo de distúrbio convulsivo, confusão, traumatismos cranianos, tumores cerebrais, infecções, doenças degenerativas e distúrbios metabólicos que afetem o cérebro. É também utilizado para avaliar distúrbios do sono e para investigar períodos de inconsciência. O procedimento não é capaz de “ler a mente”,  medir o grau de inteligência nem de diagnosticar uma doença mental.
Pode sugerir lesões por drogas e até mesmo antecipar problemas graves cerebrais presentes em grande numero de usuários .

Avaliação neuropsicológica:
Nossos psicólogos estão habilitados a avaliar , por meio de testes psicológicos, as funções básicas do funcionamento cerebral dos nossos pacientes.
O cérebro tem múltiplas funções. Existem hoje testes precisos, que avaliam cada uma delas .
A avaliação neuropsicológica é de suma importância para efetuar um projeto terapêutico, isto é, como vamos agir após a alta do paciente .

Por exemplo;
Drogas sintéticas prejudicam muito a memória do paciente mas não outras funções do cérebro. Portanto, não vale a pena investir em um curso de aprendizagem de língua estrangeira enquanto o problema não for sanado, por exemplo. Por outro lado , há provas de que o exercício físico intenso pode melhorar o funcionamento global do cérebro , inclusive da memória .

Exemplo 2 :
O “Transtorno de Hiperatividade com Deficit de Atenção“ é um problema psiquiárico que não compromete a inteligência, mas, compromete a capacidade de iniciar e finalizar uma tarefa.

Por serem pessoas com muita energia, mas com muitas frustrações devido ao THDA, acabam usando drogas, muitas vezes sem saber que são portadores desta disfunção.

Este transtorno é diagnosticado pela avaliação neuropsicológica.
A avaliação neuropsicológica é capaz de fornecer de forma precisa o nível de alterações cerebrais apresentadas, principalmente pelo uso crônico de maconha.

Diagnóstico Psiquiátrico :
Um grande número de pacientes, principalmente os que tem histórico de re-internação (múltiplas internações ). Ocorre que são internadas mais de uma vez, principalmente após uma terceira vez, são portadores de comorbidades .

Mas o que são comorbidades ?
Comorbidades são transtornos psiquiátricos que existiam antes do uso de drogas ou que sugiram pelo uso das mesmas.

São exemplos de comorbidades :
O já referido Transtorno de Hiperatividade com “Déficit” de Atenção, Transtornos Afetivos Bipolares, Depressões, Síndrome do Pânico, Bulimia, Psicoses, Transtornos de Personalidade ( Contamos com método Canadense que avalia a gravidade deste transtorno ), Alterações de Personalidade devido a Lesões Cerebrais e outros mais raros.

As comorbidades devem ser diagnosticadas segundo critérios CID X ( Código Internacional de Doenças, Décima Revisão ), com código próprio.

Nossa sugestão: não internar ou tratar familiares sem saber se existem estes problemas e se eles estão sendo diagnosticados e tratados. Sem tratamento para estes transtornos, a recuperação pode ficar impossível.

O diagnóstico da comorbidade tem importantíssima importância no caso de cobrança de dividas, transações comerciais efetuadas por doentes e previdência ( INSS ).

Avaliação Nutricional e Educação Física :
A alimentação do paciente internado é elaborada com supervisão de nutricionista habilitada, podendo os familiares acompanharem o ganho / perda de peso do paciente.

Estamos aptos a efetuar dietas especiais para aumento ou redução de peso, para diabéticos, para portadores de problemas renais ou digestivos.

A atividade física é importante aliado na recuperação dos nossos clientes. Muitos deles relatam que a atividade fisica foi fator fundamental em sua recuperação.

Estimulação Magnética Transcraniana :
Contamos com moderno aparelho soviético de neuro modulação. Este é um novíssimo tratamento, aprovado para uso no Brasil para tratamento de psicoses e depressões .

No caso de dependentes de substâncias este é um tratamento muito vantajoso por tratar transtornos psiquiátricos sem o uso de qualquer medicação.

O tratamento é indolor, bastante seguro e muito promissor para evitar, segundo estudos recentes, o anseio por cocaína, se bem que, para este fim específico, mesmo com resultados brilhantes em pesquisas, por razões burocráticas,  ainda não está ainda aprovado em nosso meio.