(19) 3877-2579 [email protected]

Não é nada fácil ter um familiar ou amigo com dependência química.  Pensamos constantemente que isso nunca vai afetar nossa família, portanto é tão difícil aceitar e lidar com a situação, quando isso acontece. Ter conhecimento no assunto de diversas forma diferentes facilita com que você aprenda a lidar com a situação e te dê mais segurança na hora de agir. Existem alguns documentários, filmes, séries, podcasts, blogs e livros que contam histórias diferentes dobre a realidade da dependência química, a vida de um usuários e sua família.

Mesmo que seja um tema bem delicado, é importante de preparar para lidar com essas situação e conseguir analisar o ponto de vista de quem está dentro dessa situação e comportamentos. Para te ajudar com isso, separamos uma lista de 4 filmes que vão te ajudar a entender os riscos e a importância de um tratamento adequado. Confira:

1. Vício Frenético (2009)

Após salvar um prisioneiro de afogamento em decorrência do furacão Katrina, o detetive Terence McDonagh (Nicolas Cage) é promovido a tenente. Com as costas seriamente contundidas, ele passa a depender de analgésicos para aguentar a dor. Um ano depois está viciado em Vicodin e cocaína, mas continua trabalhando em nome da lei, mesmo sendo um policial, que não obedece as leis. Luta contra Traficantes e ladrões, mais acaba se rendendo as drogas e a corrupção. O seu próprio envolvimento em atividades ilegais compromete seus padrões morais e ameaça colocar sua missão em risco. Com tudo isso acaba envolvendo também sua namorada e terão que escapar dessa armadilha antes que seja tarde demais.

2. Querido Menino(2019)

David Sheff (Steve Carell) é um conceituado jornalista e escritor que vive com a segunda esposa e os filhos. Nic Sheff (Timothée Chalamet), seu filho do primeiro casamento, é viciado em metanfetamina e abala completamente a vida de toda a família. David tenta entender o que acontece com o filho, que teve uma infância saudável, e sempre recebeu todo o seu amor, assim como da mãe, sua ex-esposa, e da madrasta. Ao mesmo tempo, David estuda a droga e sua dependência. Nic, por sua vez, passa por diversos ciclos da vida de um dependente químico, lutando para se recuperar, mas volta e meia se entregando ao vício.

3. 28 dias (1999)

Gwen Cummings (Sandra Bullock) é uma escritora de sucesso em Nova York, presença frequente nas festas! O problema é que ela nunca sabe quando parar. Ao se afastar por 28 dias em um centro de reabilitação, ela encontra uma série impensável de regras e estranhos rituais, como cantar e falar de seus sentimentos. Juntando-se a um grupo em reabilitação, Gwen embarca em uma emocionante busca pela recuperação, onde aprende que a vida não é sempre uma festa e que a felicidade está dentro dela mesma.

4. Eu, Christiane F. – 13 Anos, Drogada e Prostituída (1981)

Na cidade de Berlin nos anos 70, Christiane, uma linda adolescente, mora com sua mãe e sua irmã menor em um típico apartamento da cidade. Ela é fascinada para conhecer a “Sound”, uma nova e moderna discoteca. Apesar de menor de idade ela pede a sua amiga para leva-la lá ela conhece Detlev, assim ela se aproxima do terrível mundo das drogas. Primeiro é o álcool, depois a maconha, assim passo a passo ela começa a mergulhar cada vez mais profundamente no submundo do vício e da prostituição colocando-se à beira da morte. Um filme de cenas fortes e muito reais que nos transmite os horrores do mundo do vício entre os jovens.

Esses filmes vão ajudar você a entender melhor sobre como funciona a mente de um dependente químico, com ajudar e dar apoio, sem contar que histórias incríveis! 

Você já conhecia algum desses filmes? Deixe aqui nos comentários se você gosta de dicas assim. Até a próxima!

Nós ligamos pra você!