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O tabagismo é uma doença em que, você pode apresentar sintomas desagradáveis quando ficar sem fumar por algum tempo.

Não é novidade que fumar faz muito mal para saúde e hoje em dia, o que muitas pessoas procuram é ajuda para interromper o vício definitivamente.

Estima-se que mais de 50% das pessoas que fumam cigarro tem o querem parar. E muitas já tentaram.

É importante saber que não existe uma fórmula mágica para se livrar da dependência de nicotina. Se você alguma vez já tentou parar de fumar e não conseguiu, ou se conseguiu por um tempo e depois acabou voltando, não desanime. Isso é muito comum, e, acontece com a maioria das pessoa.

O organismo cria um vício com o tabaco, que contém substâncias com alto poder de causar dependência química, portanto, é de se esperar que largar o cigarro seja bem complicado. Se você quer parar de fumar, vamos passar algumas orientações que podem ajudá-lo. Confira!

1- Peça ajuda

Nem sempre só a força de vontade é o suficiente para largar o vício. Procure um especialista. Ele pode indicar medicamentos, hábitos e terapias que facilitem o processo. Os remédios diminuem a ansiedadee o prazer causado pela nicotina. Já a terapia pode apresentar bons resultados em 90% dos casos, porque ensinam a reformular hábitos ligados ao tabagismo.

2- Use alguns truques

Alguns simples truques, podem te ajudar muito na caminhada contra o vício do cigarro.

Use produtos de reposição de nicotina, como chicletes, pastilhas e adesivos. Eles aliviam a abstinência e não causam dependência porque têm baixos níveis do químico. Tome cuidado apenas, não fume e faça uso desses métodos, podem fazer mal para sua saúde.

Outra forma de enganar o corpo é beber bastante água durante o dia, de preferência gelada, isso fará você se sentir melhor.  A água gelada também ameniza a vontade de fumar.

Tenha com você pequenas porções de alimentos, de preferência não calóricos, como cenouras, pepinos, maçã e ameixa. Fazer lanchinhos durante o dia em curtos período de tempo ajuda a combater a ansiedade e vontade de fumar.

3- Pratique atividades físicas

Os exercícios físicos ajudam a controlar o peso e tem diversos benefícios a quem está deixando o tabagismo. As atividades físicas liberam serotonina e endorfina, neurotransmissores que dão sensação de bem estar e aplaca a ansiedade.

Procure a ajuda de um médico para iniciar.

4- Pare aos poucos

Você não precisa para de uma só vez, e isso também não faz bem ao corpo. Quanto maior for o período que seu corpo está acostumado com a nicotina, quanto mais devagar for o processo de deixar o vício, melhor vai ser. Reduza o número de cigarros.

Para isso, é só contar o número de cigarros fumados por dia e passar a fumar um número menor a cada dia. Se você fuma 10 cigarros por dia, fume 9 no segundo dia, 8 no terceiro dia e assim por diante.

Adie a hora em que começa a fumar o primeiro cigarro do dia. Você vai adiando o primeiro cigarro por um número de horas predeterminado a cada dia até chegar o dia em que você não fumará nenhum cigarro.

Não pare de fumar em um dia agitado e estressante. No dia que decidir por parar, faça algo divertido e relaxante.

5- Avise a família

Não esconda de amigos e familiares que você resolveu dizer adeus ao cigarro. A família é a base de tudo, nela nos confortamos e pedimos ajuda. Para cessar o vício do cigarro, é de grande importância a ajuda familiar, com ela, é selado um compromisso e reforçada a vontade de parar de fumar.

As pessoas que convivem com você podem trazer grande suporte, seja nas palavras de incentivo, que traz motivação, ou nas crises de abstinência. Quando decidir parar de fumar, converse com todos. Peça que não fumem perto de você ou dentro de casa. Livre-se de isqueiros e cinzeiros.

6- Não desista

Agora que você conhece os métodos de como parar de fumar, você não pode mais ficar aí parado. Evite o máximo de recaída possíveis no processo, porém, se tiver recaídas recomece e não desista. Agarre-se a essa decisão e busque se livrar desse mal, osbenefícios que se tem ao parar de fumar são inúmeros e com certeza somará a sua vida

7- Procure ajuda profissional

A ajuda de um profissional é decisiva na sua escolha em parar de fumar, principalmente por ser difícil lidar com os sintomas da abstinência à nicotina. Cessar o hábito tabágico requer determinação e esforço, muitas pessoas passam por esta mesma situação e quando o objetivo é atingido, é incrível o que o retorno oferece. Procure ajuda com profissionais e Clínicas que possam te ajudar a ter sucesso!

Cessar o uso da nicotina melhora seu olfato e seu paladar, você respira melhor, você tem um vida melhor e até sua pele fica mais bonita. E o melhor: você está ganhando tempo e qualidade de vida.

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