Maconha e Psicose.

É muito preocupante o número de pessoas , principalmente jovens , que estão com quadros sérios de psicose associada ao uso de cannabis (maconha).

Mas o que é psicose?
Como todos os problemas que acometem a mente, a psicose é difícil de definir. Podemos dar aqui uma ideia geral do que seria uma psicose.

Fundamentalmente uma psicose é uma falência do funcionamento harmônico do cérebro. Uma pessoa acometida de psicose dorme muito pouco , fica irritada e até mesmo agressiva. Começa a ter pensamentos que não são normais ou compreendidos pelas pessoas á sua volta .
Pessoas com psicose acreditam que estão sendo perseguidas , escutam coisas que não estão acontecendo no mundo real de modo algum. Por exemplo, um jovem com psicose acreditava que os personagens da TV estavam falando e se referindo a ele. Por vezes, pensamentos religiosos que não são compartilhados por outras pessoas podem vir com muita força.

Dedicação excessiva a assuntos religiosos, acreditar que é um ” eleito ” por Deus para alguma tarefa ou falar apenas em religião o tempo todo , podem ser sintomas de psicose .
Para uma pessoa acometida de psicose , a religião deixa de ser algo saudável para ser uma concessão doentia .
A psicose também pode levar a pessoa acometida a ter comportamentos bizarros .

Por exemplo , falar sozinho , descuidar da higiene, “sumir ” por vários dias sem dizer aonde foi , ” pegar raiva ” de um familiar que nada fez ou até mesmo de um vizinho que mal conhece .
Em resumo , uma psicose é uma alteração grave da personalidade e demanda atenção médica criteriosa .

Mas qual a ligação entre o consumo de maconha e a psicose?

Existe uma controvérsia se a maconha causa ou não a psicose .
A maioria dos médicos que trabalham com dependentes de substâncias tem certeza que a maconha no mínimo agrava e pelo menos desencadeia quadros de psicose que não existiriam sem o uso dela .
O tratamento das psicoses é feita com medicação neuroléptica , por vezes demandando internação para desintoxicação.

Ficou em dúvida ? Deixe seu comentário e esclareceremos.
Nós podemos te ajudar!

Dr. ​ ​Fábio ​ ​Pinheiro
Médico
​ ​Psiquiatra

2 comentários sobre “Maconha e Psicose.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *