Depressão, tem cura! Busque tratamento

A depressão é a doença que mais retira anos de vida saudável do brasileiro: de cada dez anos de vida saudável, ela leva um terço, pelo menos. A depressão ou transtorno depressivo é uma doença psíquica que afeta o sistema nervoso central, alterando o humor e a maneira da pessoa lidar com sentimentos diversos relativos à afetividade.

A depressão é a perda do prazer em viver, muitas vezes sem relação com um fato triste. A pessoa perde interesse no que gostava de fazer e em aspectos básicos da vida, dormir, comer. Setenta por cento dessas pessoas manifestam algum pensamento suicida.

Outras causas de mudanças de humor
Antes de pensar na depressão, é preciso descartar outros fatores que causam humor deprimido, como falta de vitamina B12, hipotireoidismo e hipoglicemia no diabético idoso (causada por descontrole da doença). A reposição da vitamina e do  hormônio e correção dos níveis de glicose têm impacto positivo.

O tratamento clássico com antidepressivos dura um ano e depois a dose é diminuída até a retirada completa da droga. Muitas vezes, é preciso tomar remédios o resto da vida, assim como ocorre em outras doenças crônicas. A questão não é se livrar dos remédios, mas sim ficar livre da depressão. Dependendo da droga, pode haver ganho ou perda de peso, redução da libido e retardamento da ejaculação e do orgasmo, além de sonolência e relaxamento muscular. O importante é fazer o melhor uso do remédio. Por exemplo, um paciente com dores no corpo e insônia vai ter benefícios do remédio que tem como efeito colateral a sonolência e relaxamento. Os remédios que tiram a libido podem ser gradualmente substituídos. O ganho de peso deve ser monitorado porque pode contribuir para doenças cardíacas e diabetes.

Fatores que ajudam a desencadear a depressão

– Separações
– Traumas de infância
– Traumas provocadas por doenças graves
– Uso de drogas (dependência química)
– Entre os inúmeros sintomas alguns são mais frequentes e comuns a todos os paciente.

Os sintomas mais comuns da depressão

– Tristeza constante
– Idéias suicidas
– Insegurança
– Angustias e medos infundados
– Irritabilidade
– Cansaço
– Pressões sociais
– Sono irregular com grande sonolência durante o dia e insonia a noite
– Desinteresse total pela vida

A Clínica Huxley dispõe de médicos e psicólogos que podem acompanhar e fazer o tratamento ideal para minimizar, diminuir ou até erradicar a depressão, consulte-nos.

2 comentários sobre “Depressão, tem cura! Busque tratamento”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *