Como parar de beber ?

Este tema não é novidade. A cultura do álcool vem desde os tempos pré-históricos. Em algumas sociedades é proibido o seu consumo, enquanto que em outras ele é até estimulado. De qualquer forma, o álcool é considerado como substância tóxica ao organismo em grandes quantidades e em frequência, pois tende inevitavelmente ao vício.

O alcoolismo é uma das doenças crônicas que é responsável pela morte de milhares de pessoas no país e no mundo. Pesquisas apontam que entre jovens de 15 e 25 anos o índice de mortes é superior a muitos países e quase 50% dos jovens já experimentaram álcool pela sua primeira vez na idade entre 12 e 13 anos.

Parar de beber, em estado de vício, não é fácil, já que se trata de uma droga social, ou seja, sempre está acessível em qualquer comércio comum, em festas, está relacionado às comemorações, sejam tristes ou alegres, em momentos românticos, familiares ou mesmo a sós. A questão é que o álcool está presente em muitos momentos compartilhado de nossas vidas e justamente por isso que se torna muito difícil parar de beber e perceber que o vício é algo prestes a acontecer.

5 dicas de parar de beber

Como forma de possibilitar essa reflexão sobre o uso de álcool e como tentar parar de beber se a pessoa já sente dificuldade nesse autocontrole, separamos algumas dicas que serão úteis, confira:

1. Reconheça primeiro que você bebe

Não é fácil notar em si mesmo qual é o limite entre o considerado “normal” e o nível que já pode ser tratado como de risco de vício. Seja qual for este nível, é importante saber a quantidade e a frequência que se costuma beber. Feita essa avaliação, inicie o segundo processo, caso necessite parar de beber.

2. Comece agora

Não deixe para depois. Prolongar prazos é um mecanismo da mente de auto sabotar a disciplina e os compromissos. Tome esta decisão hoje mesmo!

3.Evite lugares de fácil acesso

Se a questão é parar de beber, logo, como o álcool é de fácil acesso, é melhor sempre evitar estes lugares ou não ter bebidas por perto, para que se estimule o consumo. Isso também serve para determinadas relações pessoais que geralmente possuem o costume ou hábito de beberem com frequência.

4. Procure ajuda

Todo apoio é sempre bem-vindo! Desde familiares, amigos e principalmente de profissionais da área da saúde, como médicos e terapeutas. Existem tratamentos medicamentais bem como alternativos para pessoas que buscam alguma forma de parar de beber, sem correr inicialmente para a internação.

5. Conhecendo-se

A origem do alcoolismo está atribuído principalmente às questões emocionais e psicológicas, como ansiedade, frustração, estresse ou processos traumáticos. Com a terapia é possível diagnosticar estes problemas e melhorar ainda mais o processo para parar de beber.

6. Força e resistência

E por último, a força de vontade de dizer “não”, mesmo não obtendo a primeira fase de parar de beber, é muito importante para o próprio psicológico tentar. Resistir e sempre tentar, é o segredo de parar de beber.

Se você deseja parar de beber ou conhece alguém que tem vício? Compartilhe estas dicas essenciais de parar de beber proporcionando uma maior ajuda às pessoas!

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
  Inscrever-se  
Notificação de