clinica_de_recuperacao_huxley

Como Funciona uma Clínica de Recuperação

Como realmente funciona uma boa Clínica de Recuperação Dependente Químicos, essa é uma grande dúvida de boa parte dos pacientes e familiares que precisam dessa ajuda profissional.

Uma boa Clínica de Recuperação de Dependentes Químicos necessita ter vários aparelhos:

O primeiro deles é o ambulatório que seriam, na linguagem popular, os consultórios. Nos consultórios são efetuadas as entrevistas com as famílias e as consultas para tratamento de pacientes que não estão internados. No ambulatório são feitas as consultas com pacientes após a alta e também são feitas as Avaliações Neuropsicológicas. Avaliações neuropsicológicas são imprescindíveis na atualidade. No ambulatório também são feitas as administrações de medicações injetáveis e controle de medicações prescritas via oral.

O segundo aparelho seria as enfermarias para internação propriamente dita, que  tem que ser  em lugar agradável e calmo e tem que contar com  equipe multidisciplinar para assistir o paciente, á saber: Médicos Psiquiatras, Psicólogos, Terapeutas Enfermeiros e Nutricionistas.

O terceiro aparelho seria a Casa de Reinserção Social nas quais os pacientes que estão de alta da Clínica podem passar alguns dias ou períodos mais longos com assistência da equipe em tempo integral, mas já não internados em caráter fechado,  podendo frequentar academias fazer compras em supermercados ir a cultos ou missas religiosas e coisas do gênero, sempre aos olhos atentos da equipe pra qualquer eventualidade.

Uma boa clínica também precisa ter um Escritório Central para arquivo médico elaboração de documentos para fins judiciais e previdenciários, contatos pela Internet  com os familiares dos  pacientes para suporte e orientação.

Hoje em dia também é imprescindível a retaguarda de um bom Laboratório de Análises Clínicas e de Centros de Diagnóstico através de Medicina Nuclear.

Neste meio se destaca a Clínica Huxley que são pioneiros no uso de aparelho de Estimulação Magnética Transcraniana para tratar problemas associados à dependência de substâncias.

Em resumo uma boa clínica para dependentes de substâncias recebe os familiares queixosos, avalia o caso, tenta ajudar a família atrair o paciente para consulta ambulatorial, faz uma avaliação do ponto de vista legal para ver se aquele paciente necessita ser internado ou se há possibilidade de ser internado, providencia a sua remoção, cuida dele nas suas dependências pelo período que for necessário para remissão dos sintomas e trabalho e prevenção de recaídas .

Observa o paciente durante um tempo na unidade de Reinserção Social e depois acompanha a execução do projeto terapêutico elaborado com os dados acumulados durante todo esse processo no ambulatório ou consultório disponíveis.

 

Dr. Fábio, autor ,  é Médico Psiquiatra e Diretor Clínico da Clínica Huxley.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *